sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Criando novos blocos e simulando com o XCOS - Scilab.

Nova paleta de componentes.

Já falamos aqui no blog do ambiente de simulação "XCOS" (aqui e aqui) disponível no Scilab. Nesta postagem vamos detalhar como criar novos blocos a partir de blocos existentes e adicionar à paleta de componentes os novos blocos criados. Existe também um tutorial (link aqui) para iniciantes desse ambiente de simulação. Obs: naturalmente que o Simulink do Matlab continua sendo muito mais poderoso e cheio de recursos.

Em alguns casos, não existe um bloco que realize a função desejada pelo projetista. Nesse caso, uma possibilidade é criar um novo bloco com as funcionalidades desejadas a partir dos blocos já disponíveis. Por exemplo: não existe um bloco que efetue a produto de dois números complexos. Então, lembrando que o produto complexo (a + jb)(c + jd) = ab - bd + j(ad + bc), onde j 2 = -1, podemos construir um bloco de produto complexo da seguinte forma:

Produto complexo e agrupamento dos componentes em um único bloco.

Após a ligação de todos os blocos, eles podem ser agrupados em uma estrutura de "superbloco" (opção região para superbloco). Tendo todos os blocos prontos para simulação, é hora de ajustar alguns parâmetros inicializar as variáveis (ou constantes), para isso é necessário usar a opção de "Definir contexto" (figura abaixo). Também é possível rodar a simulação a partir de um script do Scilab (comandos: importXcosDiagram e scicos_simulate).

Definindo o contexto de simulação.
 O tempo de simulação (tempo ou número de interações) pode ser definido pelo bloco "END" - paleta "Receptores". Se o sistema for basicamente discreto, as tolerâncias de tempo de integração podem ser relaxadas (menu "Simulação"), isso deve fazer com que a simulação rode em um tempo menor.

Um exemplo: sistema de comunicação digital PSK (Md = 16, 16-PSK, canal gaussiano), ver figura abaixo.

Sistema formado por vários blocos construídos a partir de blocos primitivos, nessa simulação a taxa de erro foi de 0,0078.




Constelação 16-PSK com ruído.

Para adicionar os novos blocos ao navegador de paletas é fácil e pode ser feito em apenas dois passos. O primeiro passo é criar um novo diagrama e nesse novo diagrama inserir os blocos criados:

Ao criar um novo diagrama, uma janela vazia irá parecer.
Novo diagrama com vários novos blocos.

 No navegador de paletas, clicar sobre o menu Paletas (só tem esse item) e "Abrir" o arquivo ".zcos" que tem os novos componentes. Feito isso, os novos componentes estarão disponíveis para uso em qualquer outra simulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário