quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Divulgando: Sigla-web - cadastro e gerenciamento de laboratórios


Os alunos do mestrado em Engenharia de Telecomunicações do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Átila Pereira Timbó, e do curso de graduação em Telemática, Francisco Paiva, estão desenvolvendo um Sistema de Gestão de Laboratórios, o Sigla-web. A novidade vai ajudar a cadastrar os laboratórios do IFCE e de outras instituições em todo o Brasil.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria, a possibilidade de uma maior visibilidade da pesquisa desenvolvida na instituição é um dos maiores ganhos do Sigla-web. “É muito importante essa iniciativa de termos um sistema para gerenciamento e cadastro dos laboratórios, porque é uma forma de divulgar a instituição, o que acarretará em uma melhora na captação de recursos para o IFCE”.
Conforme Timbó, vice-coordenador do projeto, a ideia começou como projeto interno, mas ganhou dimensão nacional. “Inicialmente, o Sigla-web seria para uso interno, mas, por meio de uma parceria com o Sebrae e o CNPq, qualquer pessoa que acessar o site vai ter acesso a todas as informações de pesquisas que estão sendo desenvolvidas na instituição”. Em novembro, o mestrando apresentou o sistema em Brasília, para reitores e representantes do Ministério da Educação (MEC).
Na opinião do integrante do projeto e graduando em Telemática pelo IFCE, Francisco Paiva, o sistema vai ajudar também os novos alunos a escolherem suas linhas de pesquisa “Esse sistema vai suprir bastante a necessidade dos alunos, que consultarão as informações de áreas de pesquisa de seu interesse auxiliando na escolha mais adequada”.
O Sigla-web vai ler as informações de pesquisas que estão sendo produzidas nos laboratórios e colocar à disposição da sociedade por meio da internet, permitindo a integração da pesquisa acadêmica às necessidades do setor produtivo, ajudando a pequenas e grandes empresas. O sistema deve começar a funcionar plenamente no primeiro semestre de 2014. mas já encontra-se com acesso liberado, pelo endereço: www.siglaweb.com.br.
Sistema entrará em funcionamento em 2014, mas já pode ser acessado (foto: Gabriella Maciel)
Lyndissei Lourenço (estagiária) - reitoria.
Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário