terça-feira, 27 de agosto de 2013

Para que serve processamento digital de sinais?

Como uma imagem vale mil palavras, vamos logo ver um exemplo:
Combinando imagens digitais. Fonte aqui.
É muito mais "fácil" construir um telescópio pequeno do que um grande telescópio. Um pequeno telescópio não serve para muita coisa - em termos astronômicos modernos (mas ... Galileu revolucionou a Física e o mundo com uma luneta muito modesta, cuja a ampliação não chegava a trinta vezes). Então, o que fazer? Fácil: construir um monte de telescópios pequenos e juntar as informações para gerar uma imagem equivalente a de um telescópio gigante! No meio do caminho, fibras ópticas, comunicação de dados digitais e processamento digital de sinais. Essa é uma das aplicações do processamento digital de sinais. É isso que é feito no meio do deserto de Atacama no Chile. O resultado? Imagens muito nítidas e novas descobertas!

Um exemplo:
Herbig-Haro* 46/47 - O nascimento turbulento de uma estrela - ejeção de gás e poeira, fonte aqui.
Como diria um certo gênio: "O universo não é só mais estranho do que supomos, ele é mais estranho do que podemos supor". Obs: o Albert falou algo parecido, mas essa frase não é dele.

* Para saber o que é um objeto "Herbig-Haro", ver aqui ou aqui. E para saber ainda mais sobre o HH-46/47, leia o artigo científico "ALMA OBSERVATIONS OF THE HH 46/47 MOLECULAR OUTFLOW".

Nenhum comentário:

Postar um comentário