quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Publicar em um evento científico ou em um periódico?


Nas áreas de engenharias a publicação em um evento, mesmo um evento internacional muito concorrido do IEEE tem um peso pequeno quando comparado com uma publicação em um periódico com Qualis "razoável". Quando você participa de um evento pode manter contato com outros pesquisadores, divulgar o seu trabalho para um público selecionado, conhecer lugares diferentes e, se o evento for em uma Universidade, vai poder conhecer os laboratórios, a biblioteca e fazer amizade com outros estudantes. Claro que isso tem um preço: o custo da inscrição no evento, transporte e alimentação. Quase sempre esses custos serão bancados, pelo menos em parte, pelo próprio pesquisador. Nesse quesito (custo), a publicação em um periódico ganha fácil: no máximo vai existir uma taxa de publicação com um valor que dificilmente ultrapassa o custo de uma viagem nacional. Além disso, a CAPES classifica as publicações em eventos como "irrelevantes". Logo, se o seu artigo estiver um bom nível (tem "novidade", está bem escrito, bem referenciado), vale a pena tentar publicar em um periódico.

Uma relação de periódicos bem avaliados da área de Engenharias IV que fazem ligação com a área de educação são listados abaixo:

Periódicos "top":
ISSN          TÍTULO ESTRATO (Qualis)
0018-9359 IEEE Transactions on Education A1
0360-1315 Computers and Education A2
0020-7209 International Journal of Electrical Engineering Education B1
1470-8175 Biochemistry and Molecular Biology Education B2
1061-3773 Computer Applications in Engineering Education B2

Periódicos com Qualis melhor que B5:
1360-2357 Education and Information Technologies B3
0304-3797 European Journal of Engineering Education (Print) B3
1648-5831 Informatics in Education B3
1560-4624 International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning B3
1539-3100 International Journal of Distance Education Technologies B3
1550-1876 International Journal of Information and Communication Technology Education B3
0031-9120 Physics Education (Bristol. Print) B3
1413-6538 Revista Brasileira de Educação Especial B3
0103-636X Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) B4
1678-1007 Trabalho, Educação e Saúde (Impresso) B4

Periódicos com Qualis B5:
1946-6226 ACM Transactions on Computing Education
2177-6415 Brazilian Educational Technology: Research and Learning
1558-7908 IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine
2316-9915 International Journal of Computer Architecture Education
1557-5284 Journal of STEM Education (Online)
1414-5057 Educação & Tecnologia
1516-084X Informática na Educação (Impresso)
1679-1916 RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação
1983-0408 Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica
0034-7175 Revista Brasileira de Estatística
1519-955X Revista Brasileira de História da Matemática
1414-5685 Revista Brasileira de Informática na Educação
2236-1103 Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde

Fonte: CAPES - WEBQUALIS. Para saber um pouco mais sobre o Qualis:

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.

O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.

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