sábado, 5 de agosto de 2023

Um ponto de interrogação cósmico visto pelo JWST


Um objeto de fundo na última imagem do JWST (James Webb Spacial Telescope) é certamente intrigante – e não apenas metaforicamente. Tem a forma de um ponto de interrogação gigante. O objeto é provavelmente uma galáxia distante interagindo, resultando em uma forma que nos lembra um ponto de interrogação.

O objeto é literalmente uma mancha abaixo do foco da imagem: Herbig-Haro 46/47. Este é um par de estrelas jovens que foram estudadas por décadas. Eles estão localizados na borda de uma nebulosa escura, portanto, quando observados com luz visível, podem não parecer tão grandiosos. Mas o olho infravermelho do JWST foi capaz de perscrutar essas camadas, revelando muito mais sobre o ambiente dessas duas estrelas bebês.

O JWST tem uma visão tão nítida do universo que foi capaz de capturar objetos de fundo, a maioria deles galáxias, nesta observação. Qualquer coisa sem os característicos seis raios é algo que está muito além de nossa galáxia e, entre eles, está o ponto de interrogação.

Uma explicação provável para a forma peculiar é que o objeto é uma fusão de galáxias, bem em andamento ou onde duas galáxias começaram a interagir. Conhecemos vários pares no universo local assim. Um exemplo famoso são as galáxias dos ratos (Mice Galaxies - ver figura abaixo).

O sistema provavelmente está longe. As fusões de galáxias têm muita formação de novas estrelas, então elas tendem a ser de cor “mais azul” devido à luz mais energética emitida por estrelas mais jovens. Este não parece ser o caso deste objeto, embora às vezes a poeira no objeto ou no primeiro plano possa atrapalhar esta regra de ouro.

Não está claro se haverá uma continuação deste "?" objeto – JWST tem uma agenda lotada, mas seria legal um dia descobrir exatamente o que é esse ponto de interrogação.

Mice Galaxies

 *** Fonte e original aqui.

2 comentários: