sexta-feira, 21 de abril de 2023

Dica de leitura: A Ilha do Conhecimento


 Sobre Marcelo Gleiser:

Marcelo Gleiser é um renomado físico teórico e cosmólogo brasileiro, além de escritor e professor universitário. Ele nasceu em 1959 no Rio de Janeiro e estudou física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) antes de se mudar para os Estados Unidos, onde obteve seu Ph.D. em física teórica pela Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook.

Gleiser é conhecido por seu trabalho em teoria de campos, relatividade geral e cosmologia. Ele é autor de mais de 100 artigos científicos revisados por pares e também escreveu vários livros sobre ciência para um público mais amplo, incluindo "A Dança do Universo", "Criação Imperfeita" e "A Ilha do Conhecimento".

Além de sua pesquisa e escrita, Gleiser é um educador comprometido e tem sido professor de física e astronomia na Universidade Dartmouth nos Estados Unidos desde 1991. Ele é um forte defensor da comunicação científica para o público em geral e muitas vezes aparece na mídia para discutir ciência e questões filosóficas relacionadas à natureza do universo. Ele possui uma conta no Instagram (ver aqui).

Gleiser é amplamente reconhecido por suas contribuições para a física teórica e pela promoção da compreensão pública da ciência. Ele é membro da Academia Brasileira de Filosofia e foi agraciado com vários prêmios, incluindo o Prêmio Templeton em 2019 por seu trabalho na interface entre ciência e espiritualidade. Gleiser também é ganhador do Prêmio Jabuti (1998, 2022).

Sobre o livro - A Ilha de Conhecimento:

Neste livro, "A Ilha do Conhecimento: Os Limites da Ciência e A Busca Por Sentido", Gleiser faz, entre outras coisas, uma defesa da ciência e explica sobre seus limites e possibilidades, afinal, a ciência não tem explicação para todos os problemas humanos. O livro apresenta um Prólogo e está divido em três partes: A Origem do Mundo e a Natureza dos Céus; Da Pedro Filosofal ao Átomo: A Natureza Elusiva da Realidade; A Mente e a Busca por Sentido. É uma excelente leitura para cursa a disciplina de metodologia científica.

Um resumo (fonte aqui):

Há respostas para todas as perguntas? Quanto realmente sabemos sobre o mundo? Existe mesmo uma verdade absoluta? O que define o ser humano é a curiosidade, é o querer saber sempre mais sobre o mundo e sobre si mesmo. Mas o que observamos do mundo é uma pequena porção do que existe. Em A ilha do conhecimento, o físico Marcelo Gleiser traça nossa busca por respostas a questões fundamentais da existência. E chega a uma conclusão provocativa: a ciência, principal ferramenta que temos para encontrar respostas, é fundamentalmente limitada. A essência da realidade é incognoscível.

Os limites do nosso conhecimento derivam dos nossos instrumentos de exploração e da natureza da realidade física: a velocidade da luz, o princípio da incerteza, a impossibilidade de ver além do horizonte cósmico, os teoremas da incompletude e a nossa própria capacidade como uma espécie inteligente. Reconhecer essas fronteiras, Gleiser argumenta, não é um impedimento ao progresso ou um motivo para sucumbir à religião. Pelo contrário, nos deixa livres para questionar o sentido e a natureza do universo, afirmando o papel central da vida e da nossa existência. A ciência pode e deve seguir em frente, mas, ao reconhecer os próprios limites, revela sua verdadeira missão: conhecer o universo é nos conhecer.

Uma ampla história intelectual da nossa busca por conhecimento e sentido, este livro aborda de forma altamente original as ideias de alguns dos maiores pensadores da história, de Platão a Einstein, mostrando como continuam a nos influenciar. A ilha do conhecimento oferece uma visão singular do que significa ser humano em um universo mergulhado em mistério.

A Ilha do Conhecimento foi publicado em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário