segunda-feira, 20 de março de 2023

Algumas mulheres extraordinárias na ciência.


Existem muitas cientistas e matemáticas brilhantes que fizeram contribuições significativas em suas áreas de atuação. Alguns exemplos notáveis incluem:
  • Hypatia (c. 370-415): foi uma filósofa e matemática grega que fez contribuições significativas para a geometria e a álgebra. Ela também foi a primeira mulher a ensinar matemática e filosofia em Alexandria. Teve uma morte trágica. 
  • Émilie du Châtelet (1706-1749): foi uma física, matemática e filósofa francesa que fez contribuições significativas para a mecânica e a física matemática. Ela é mais conhecida por sua tradução e comentário sobre os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural" de Isaac Newton. 
  • Ada Lovelace (1815-1852): é considerada a primeira programadora do mundo, tendo trabalhado no projeto da Máquina Analítica, uma espécie de computador mecânico projetado pelo matemático Charles Babbage. 
  • Marie Curie (1867-1934): foi uma física e química polonesa-francesa que descobriu o rádio e o polônio e foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, em Física, e depois em Química. 
  • Emmy Noether (1882-1935): foi uma matemática alemã que fez contribuições importantes para a álgebra abstrata e a física teórica. Ela desenvolveu o Teorema de Noether, que estabelece uma relação fundamental entre simetria e conservação de energia. 
  • Maria Göppert-Mayer (1906-1972): foi uma física teórica estadunidense nascida na Alemanha. Com Eugene Paul Wigner e J. Hans D. Jensen, recebeu o Nobel de Física em 1963, por propor um novo modelo do envoltório do núcleo atômico. 
  • Karen Keskulla Uhlenbeck (Cleveland, 24 de agosto de 1942): é uma matemática estadunidense. Uhlenbeck recebeu o Prêmio Abel de 2019 "por conquistas pioneiras em equações diferenciais parciais geométricas, teoria de gauge e sistemas integráveis, e pelo impacto fundamental de seu trabalho sobre análise, geometria e física matemática". É a primeira mulher a receber este prêmio. 
  • Donna Theo Strickland (1959-): é uma física canadense da Universidade de Waterloo, especializada em laser. Recebeu o Nobel de Física de 2018, juntamente com o cientista francês Gérard Mourou (laser ultra rápido) e o físico norte-americano Arthur Ashkin (pinças ópticas), "por invenções inovadoras no campo da física do laser". 
  • Maryam Mirzakhani (1977-2017): foi uma matemática iraniana-americana e professora da Universidade Stanford. Seus tópicos de pesquisa incluem Teoria de Teichmüller, geometria hiperbólica, teoria ergódica e geometria simplética. Tornou-se conhecida por seus trabalhos em topologia e geometria da superfície de Riemann. Em 13 de agosto de 2014 Mirzakhani tornou-se a primeira pessoa nascida no Irã e a primeira mulher da história a receber a medalha Fields.

Nenhum comentário:

Postar um comentário