sexta-feira, 30 de abril de 2021

Processo de Seleção ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN)


Saiu o Edital para o Processo de Seleção ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em ENSINO da  Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Link do Edital aqui.


Trechos do Edital:

A Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação em Ensino da RENOEN faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão no Curso de Doutorado em Ensino da RENOEN. O Programa torna públicas as Normas Gerais do Processo Seletivo para Admissão ao corpo discente – nos semestres letivos 2021.2 e 2022.1 – para as associadas UFS, UFAL, UFRPE, UFC, IFCE, UESB e UEPB. O candidato deve observar estas Normas Gerais da RENOEN e, subsidiariamente, as Normas Complementares do Polo em que fará sua inscrição, disponíveis nos Anexos deste Edital e nos sites de cada Polo.

Este processo será realizado inteiramente de forma REMOTA. A RENOEN não se responsabilizará pelos equipamentos e conexão de internet dos candidatos, os quais são indispensáveis para a participação no processo de seleção.

O candidato deverá optar, no momento da inscrição, pela IES Associada/Polo Acadêmico (UFS, UFAL, UFRPE, UFC, IFCE, UESB, UEPB) onde fará a seleção, bem como pela entrada nos semestres letivos 2021.2 ou 2022.1, não havendo possibilidade de mudança durante o processo seletivo, nem posteriormente a ele (ANEXO III).

Todas as informações referentes a este Edital serão divulgadas através dos sítios eletrônicos institucionais das Instituições Associadas. Também, será divulgado por outros meios que assegurem ampla publicidade, como nas redes sociais e na página www.renoen.net.br informações referentes ao edital, as bancas examinadoras e as etapas do processo seletivo.

2.2. O programa de doutorado da RENOEN possui duas linhas de pesquisa:

2.2.1. Linha 1 – Ensino, Currículo e Cultura - articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).

2.2.2. Linha 2 – Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática - investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.

4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Serão admitidos(as) como candidatos(as) à seleção os(as) portadores(as) de diplomas de mestrado ou declaração de conclusão de mestrado em qualquer uma das áreas do conhecimento indicadas pelo CNPq, obtidos em cursos credenciados e reconhecidos na forma da Lei, desde que o projeto de pesquisa tenha aderência à área de ENSINO, à Área de Concentração e às Linhas de Pesquisa do Programa.

4.1.1. No caso de curso de mestrado realizado no exterior, os documentos de conclusão deverão ser apresentados com autenticação do Consulado do Brasil no país de emissão do diploma ou baseado na Convenção da Apostila de Haia, no caso de países signatários da referida Convenção.

(...)  

Mais informações: veja o edital completo.  É de extrema importância a leitura atenta a todo o edital. Se você tem interesse em fazer um doutorado na área de ensino, essa é uma boa oportunidade. Teremos vagas aqui em Fortaleza ofertadas pelo IFCE e pela UFC.

Inscrição com envio da documentação: 30/04/2021 a 29/05/2021.

Um comentário:

  1. Olá Francisco, gostaria de saber se para o processo seletivo é necessária uma definição prévia do orientador, pois li o edital e não encontrei nenhuma informação a respeito. Estou interessada em me inscrever no polo da UEPB.

    ResponderExcluir