quarta-feira, 21 de abril de 2021

Literatura e homenagem - Memorial Bárbara de Alencar e Gilmar de Carvalho

Literatura cearense de excelente qualidade! Recomendo!


Com uma apresentação dessas, e vindo de Gilmar de Carvalho, quem não ficaria feliz?


Esta postagem é, ao mesmo tempo, uma breve homenagem ao recentemente falecido prof. Gilmar de Carvalho e uma dica de leitura. Por limitações nossas, raramente eu indico algum livro de autor cearense (um exemplo aqui - Os Verdes Abutres da Colina de José Alcides Pinto.). Com a postagem de hoje, essa lacuna fica um pouco menor.

No Memorial Bárbara de Alencar podemos acompanhar uma parte significativa da história desta heroína cearense na forma de versos, além de outras histórias. A história de Bárbara de Alencar é fortemente fundamentada: são mais de vinte os autores que podemos ver que foram consultados na bibliografia, mas essa não é uma obra meramente "acadêmica". É uma obra poética de excelente qualidade. O autor (que eu conheço há mais de 45 anos) é o Poeta de Meia-Tigela, mas não se deixe enganar por esse pseudônimo extravagante - faça como fez Gilmar de Carvalho.

Sobre Gilmar de Carvalho. Do Jornal O Povo lemos:

As despedidas com Gilmar de Carvalho raramente eram definitivas. Suas partidas acompanhavam a possibilidade de um encontro futuro. E, na pandemia, esses compromissos ficaram mais improváveis. “Quando tudo isso passar, vamos nos ver de novo”. Mas, na noite de sábado, 17 de abril, o professor, jornalista e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho morreu em decorrência de Covid-19, aos 71 anos.
 
Em sua econômica apresentação no currículo Lattes, o prof. Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho se mostra assim:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1971) e em Comunicação Social (1972) pela mesma Universidade. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo (1991). Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Professor do Departamento de Comunicação Social (de 1984 a 2010). Aposentado como Professor Associado Nível 2, em fevereiro de 2010. Fonte aqui. Mais sobre Gilmar de Carvalho aqui.


**************************
****************
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário