quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Resiliência

Fonte e figura original aqui.
Manter uma atitude positiva diante dos desafios não é uma tarefa fácil ou trivial. Manter a calma diante dos problemas que chegam em uma sequência de golpes que parece interminável pode quebrar o bom humor de qualquer um. Se você conseguir permanecer firme com tudo isso, então você é uma pessoa resiliente. Ninguém nasce resiliente, mas todos podemos aprender.

Uma definição de dicionário para resiliência é:

Resiliência - substantivo feminino. 1. FÍSICA: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. 2. FIGURADO (SENTIDO) - FIGURADAMENTE: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Como ninguém é perfeito, todos cometemos erros. Saber aceitar os próprios erros e enxergar neles uma oportunidade de crescimento e aprendizado é uma das características de uma resiliente. Quase sempre, as derrotas precedem uma grande vitória. Saber lidar com toda essa frustração é um aprendizado que deve começar na infância. Infelizmente, muitos de nós pais acabamos errando quando damos "tudo" o que os nossos filhos pedem. Isso é um grave erro que poderá aflorar mais tarde na vida deles quando eles tiverem que enfrentar os problemas da adolescência e da vida adulta.

É importante também nos concentramos no que podemos fazer para resolver os problemas e não ficar tentando mudar o que não temos controle algum. Conseguir ter a atitude correta frente aos desafios é fundamental para que eles sejam resolvidos. Se, além disso tudo, tivermos uma perspectiva mais ampla da situação, confiando no nosso potencial e exercendo "uma partícula de fé", as soluções certamente surgirão e sentiremos um grande alívio das tensões.

*********************



Nenhum comentário:

Postar um comentário