segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Uma meta para 2019

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mateus, 5, 5.

Mudar o mundo é muito difícil, bem menos ambicioso e mais prático é tentar mudar a si mesmo. Não estou dizendo que devemos fechar os olhos para as injustiças que vemos, mas que também é importante tentarmos ser pessoas melhores. Isso também pode ajudar a mudar o mundo para melhor.

Após refletir um pouco sobre o que fizemos ou deixamos de fazer neste ano que finda, podemos tentar encontrar os nossos pontos fracos e nos esforçarmos para melhorar nosso comportamento e temperamento. Se fizermos isso, teremos menos frustração, menos problemas com o nosso próximo e um maior nível de satisfação pessoal. Não é fácil lutar contra o nosso "eu natural", mas é uma luta que vale a pena ser lutada. Ao final, não existem perdedores nessa luta. Podemos até conseguir fazer que o mundo a nossa volta se torne um lugar melhor para viver.

Uma característica que podemos tentar aumentar em nós em 2019 é a "mansidão". O que é e o que significa "mansidão"? Podemos dizer que a mansidão é um estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitudes; calma; paciência; controle da situação e domínio próprio. É o oposto de intranquilidade, rispidez, irritação ou agressividade. Uma pessoa que tenha essa característica não se irrita facilmente e tem muita força interior, sabe reconhecer as conquistas dos outros e não é arrogante. É uma pessoa agradável.

Em um mundo cheio de conflitos e pessoas egoístas que só olham para o próprio bem estar, ser diferente, fazer a diferença, pode ajudar a melhorar o mundo e torná-lo um lugar mais pacífico, começando por onde estamos e vivemos. Ter mais mansidão, que essa seja uma meta pessoal para este ano de 2019 que está chegando.

========================

Três discursos muito bons sobre esse tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário