quarta-feira, 13 de junho de 2018

Dica de leitura: "Vamos matar o professor?" de Lois Duncan

Uma capa bem antiga do livro (o mesmo tipo de capa do livro que eu li no século passado). Note o preço completamente desatualizado: Cr$ 220,00. 

Na postagem da semana passada, eu sugeri a leitura do livro de Leandro Karnal que trata do ensino e da educação do ponto de vista de professor já bem experiente e que quer ajudar professores mais jovens a superarem algumas das dificuldades do dia a dia escolar. Lois Duncan tem uma proposta um tanto diferente e um pouco mais radical para sobrepujar os conflitos entre professor e alunos com o seu romance "Vamos matar o professor?" (título original: Killing Mr. Griffin) de Lois Duncan (ver uma biografia dela aqui): eliminar o professor. Bom, não é exatamente esse o objetivo inicial dos alunos do professor de literatura inglesa (o tal de Mr. Griffin) e ... Talvez seja melhor parar por aqui para não contar muitos spoilers.

Claro que desejar matar um professor não é uma solução alternativa para um conflito surgido em sala de aula, mas quem nunca, em um momento explosivo de raiva, teve esse sentimento? Esse livro de Lois Duncan, autora também do conhecido "I Know What You Did Last Summer", eu li quando era adolescente e hoje, por algum motivo, me veio à memória durante a conversa com um aluno - que, até onde eu saiba, não tem o menor interesse em me matar. Por via das dúvidas, é melhor eu manter um saudável relacionamento profissional com os meus alunos. E não me aventurar para área de literatura, é mais prudente me manter nas áreas de exatas.


2 comentários: