quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dica de leitura: Para Ler Romances Como Um Especialista


Ler um bom livro é, quase sempre, um grande prazer. Alguns livros só conseguimos largar depois de ler a última página. Outros parecem ser muito herméticos e com dificuldade avançamos algumas páginas por dia. Ou desistimos ainda no primeira tentativa. Ler não é tão fácil quanto aparenta ser, não é só decodificar palavras isoladas, mas juntar as ideias escritas e as que não estão escritas, mas que o autor deixou no ar.

O livro "Para ler romances como um especialista" (título original: How to Read Novels Like a Professor, tradução de  Maria José Silveira) de Thomas C. Foster (ver aqui e aqui) é, sem dúvida, divertido e muito, muito instrutivo. É praticamente um roteiro para quem pretende escrever um romance. Uma resenha do livro (fonte aqui):
Com uma visão abrangente da literatura e de suas bases de interpretação, Thomas Foster consegue passar por temas universais ofertando ao leitor chaves do entendimento da literatura ocidental. O autor focaliza obras clássicas e essenciais; trabalha com exemplos de diversos gêneros literários (romances, poemas, ficção, teatro) em uma aula divertida de decodificação de símbolos em que nem tudo é o que parece.
Da "orelha" do livro:
Com uma visão abrangente da literatura e de suas bases de interpretação, Thomas Foster visa passar por temas universais ofertando ao leitor chaves do entendimento da literatura ocidental. O autor focaliza obras clássicas e essenciais; trabalha com exemplos de diversos textos literários em uma aula de decodificação de símbolos em que nem tudo é o que parece. Para Foster, a prática da interpretação de romances é o que leva o leitor a se tornar um verdadeiro expert em reconhecer os reais significados por trás das palavras escolhidas pelos autores. Este guia mostra como pode ser gratificante descobrir as verdades escondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário