segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dica de filme: "O homem que viu o infinito"


Tanto para eruditos quanto para leigos não é a Filosofia, mas a experiência ativa na própria Matemática que unicamente pode responder à questão: o que é a Matemática? 
R. Courant & H. Robbins (1941)

(...) a investigação matemática, por si própria, devido a seu caráter especial, sua certeza e severidade, leva a mente humana a uma proximidade maior com o divino do que pode ser atingido por meio de qualquer outro recurso. A matemática é a ciência do infinito, seu objetivo a compreensão simbólica do infinito com meios humanos, portanto finitos. 
Hermann Weyl, 1885-1955.

Para muitos, a matemática é um tormento sem sentido. Para uns poucos, é a única coisa importante na vida. Quase todos precisam de muito esforço para dominar as técnicas básicas dessa linguagem.  Alguns, muito raros, dominam a matemática sem esforço aparente. Teoremas, fórmulas e sentenças fluem naturalmente, esse é caso de Srinivasa Ramanujan. Aqui, na Wikipédia, uma biografia desse gênio indiano. O filme "O homem que viu o infinito" retrata a vida difícil e materialmente limitada, mas imensamente produtiva que ele teve - link aqui. Esse é um exemplo das fórmulas matemáticas que surgiam na mente do indiano:

Um comentário: