segunda-feira, 31 de março de 2014

Divulgando: acesso ao Portal da Capes e Lançamento de Editais - PRPI (IFCE)


Palestra - Rede CAFe.
Objetivo: divulgar o acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES.

No dia 3 de abril, das 10h às 12h, no miniauditório Iran Raup, ocorrerá palestra “Portal da Capes: vantagens do acesso remoto via rede CAFe”, ministrada pela chefe da seção de assistência ao leitor da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo. O evento é gratuito e aberto a alunos e servidores do campus de Fortaleza, para inscrever-se basta enviar nome e telefone para o e-mail biblioteca.fortaleza@ifce.edu.br.

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne instituições brasileiras de ensino e pesquisa, permite a seus usuário o acesso aos serviços oferecidos pelos órgãos participantes da federação, utilizando, para tanto, as próprias informações da instituição de origem. Na prática, a rede CAFe faculta à comunidade acadêmica do IFCE o acesso às plataformas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em qualquer lugar.

O acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos da CAPES, hoje somente possível nos terminais da instituição, é livre e gratuito a professores, pesquisadores, alunos e funcionários do IFCE. Com o uso da rede CAFe, mediante o cadastro do CPF, a comunidade terá o acesso remoto a essa plataforma em qualquer computador conectado à Internet.

O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne o melhor da produção científica internacional e a disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Trata-se de um acervo de mais de 35 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

http://fortaleza.ifce.edu.br/rede-cafe-palestra-acesso-remoto

Editais PRPI
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO os EDITAIS:

EDITAL Nº 001/2014-PRPI
Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa - ProAPP/IFCE
EDITAL Nº 002/2014-PRPI
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -  PIBIC CNPq, FUNCAP e IFCE

EDITAL Nº 003/2014-PRPI
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior -  PIBIC Jr IFCE e CNPq

EDITAL Nº 004/2014-PRPI
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI CNPq e IFCE

Confira os Editais e faça submissão pelo link: http://www.ifce.edu.br/prpi/editais

sábado, 29 de março de 2014

Xadrez: Anand vence com uma rodada de antecedência!


Faltando uma rodada para se encerrar o Torneio de Candidatos, V. Anand não tem como ser alcançado pelos seus adversários. Ele acabou sem favorecido nas últimas rodadas pelo desempenho decrescente dos principais concorrentes e tudo conspirou para que ele ficasse confortavelmente 1 ponto e meio à frente dos mais próximos jogadores antes do fim do torneio. Anand também é o único invicto do torneio. Nesse tipo de torneio, não perder é quase tão importante quanto vencer!

Como a próxima rodada será basicamente "para cumprir tabela" (talvez não para Topalov, acho que ele vai querer vencer a todo custo), teremos, provavelmente, 4 empates - o que foi raro nesse torneio. Concluindo: teremos um novo confronto Carlsen x Anand pelo título mundial, mas agora o desafiante é um experimentado Anand que mostrou que tem muita força, pelo menos frente a oponentes "normais".

Classificação até o momento (13 rodadas concluídas):

Rank  SNo.
 Name   Rtg  FED  Pts   Res.  vict  SB
1 6 GM  Anand Viswanathan   2770  IND  8   0 3 50,25
2 4 GM Kramnik Vladimir   2787  RUS  6½   4 3 42,50
3 1 GM Andreikin Dmitry   2709  RUS  6½   4 2 42,50
4 5 GM Mamedyarov Shakhriyar   2757  AZE  6½   3½ 3 41,25

7 GM Aronian Levon   2830  ARM  6½   3½ 3 41,25
6 2 GM Karjakin Sergey   2766  RUS  6½   3 2 42,00
7 3 GM Svidler Peter   2758  RUS  6   0 3 38,75
8 8 GM Topalov Veselin   2785  BUL  5½   0 2 36,00

Próxima e última rodada:

Round 14
SNo. Name  FED  Res. Name  FED S No.
7 GM Aronian Levon  ARM    - GM  Karjakin Sergey  RUS    2
6 GM Anand Viswanathan  IND    - GM  Svidler Peter  RUS    3
5 GM Mamedyarov Shakhriyar  AZE    - GM  Kramnik Vladimir  RUS    4
8 GM Topalov Veselin  BUL    - GM  Andreikin Dmitry  RUS    1

Para saber mais: click aqui.

Resultado final:

Rank SNo.
Name  Rtg  FED 1 2 3 4 5 6 7 8 Pts  Res.  vict  SB
1 6 GM  Anand V.  2770  IND * * ½ ½ ½ ½ 1 ½ ½ ½ 1 ½ ½ ½ ½ 1  0 3 57,25
2 2 GM  Karjakin Sergey  2766   RUS ½ ½ * * 0 1 ½ ½ ½ ½ 0 1 ½ 1 ½ ½  0 3 51,75
3 4 GM  Kramnik V.  2787  RUS ½ ½ 1 0 * * 1 ½ ½ ½ ½ ½ ½ 0 0 1 7  2½ 3 49,25
4 5 GM  Mamedyarov S.  2757  AZE 0 ½ ½ ½ 0 ½ * * 1 ½ 0 1 1 ½ ½ ½ 7  2 3 48,00
5 1 GM  Andreikin D.  2709  RUS ½ ½ ½ ½ ½ ½ 0 ½ * * ½ 1 0 ½ 1 ½ 7  1½ 2 48,50
6 7 GM Aronian Levon  2830  ARM 0 ½ 1 0 ½ ½ 1 0 ½ 0 * * 1 ½ ½ ½  1½ 3 45,00
7 3 GM  Svidler Peter  2758  RUS ½ ½ ½ 0 ½ 1 0 ½ 1 ½ 0 ½ * * 1 0  ½ 3 46,00
8 8 GM Topalov Veselin  2785  BUL ½ 0 ½ ½ 1 0 ½ ½ 0 ½ ½ ½ 0 1 * * 6  0 2 42,25

sexta-feira, 28 de março de 2014

Belas imagens astronômicas!


Na imagem acima podemos ver a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães, bem acima do monte Paranal, onde está o Very Large Telescope, no Chile. As Nuvens de Magalhães são duas galáxias anãs irregulares, satélites da nossa galáxia. Ambas são visíveis a olho nu, apenas no Hemisfério Sul. Na foto, a Grande Nuvem aparece no centro, e a Pequena, à esquerda.

Um bela imagem da Via-Láctea.

quinta-feira, 27 de março de 2014

INFORMATIVO SINDSIFCE: servidores seguem em indicativo de GREVE e contestam nota da Reitoria. Alguns comentários.


Fiquei um pouco em dúvida se mantinha o título acima ou fazia algum tipo de abreviação. Resolvi manter para ficar mais próximo à nota divulgada pelo sindicato.

A nota completa você pode ler aqui. Vou fazer alguns comentários, sem ter a pretensão de ser exaustivo ou aprofundar muito os tópicos. Não vou comentar todos os tópicos da nota do sindicato. Naturalmente, a minha visão é basicamente do Campus Fortaleza, não conheço a realidade de todo o IFCE.

Deixando a enrolação de lado, vamos aos comentários!

Começando pelo título, quem de fato contestou a nota divulgado pela reitoria (ver a postagem anterior neste blog) foi A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, não a totalidade dos servidores. Essa diretoria representa os professores e técnicos administrativos, mas uma parcela dos professores votou contra a greve, logo o título exagera um pouco na dose.

No final do primeiro parágrafo temos a seguinte afirmação: "(...) à falta de infraestrutura adequada para as atividades". Claro que nossas condições de trabalho não são ideais. Exemplos: as salas de aula são muito quentes quase o dia todo, nem todos os equipamentos de laboratório funcionam, temos falhas na internet, etc. Mas isso é um problema muito mais interno e da gestão pública de forma geral (não estou dizendo para nos contentarmos com as coisas do jeito que estão). Uma (nova) greve não vai resolver isso.

No parágrafo seguinte: "(...) conforme expresso de modo legítimo e democrático na assembleia geral (...)". Eu tenho dificuldade com a colocação da palavra "democrático" em relação à última assembleia. Simplesmente eram poucos os que estavam presentes. O número de presentes não chegava a 5% do total de servidores. A condução da mesa foi tendenciosa desde o início.

Esse mesmo parágrafo é concluído com "(...) implementar controle de ponto eletrônico no IFCE – ameaças agora confirmadas, em nota, pela própria Reitoria". Aqui eu faço uma pergunta: se eu como servidor cumpro os meus horários de trabalho, qual o problema de ter um ponto eletrônico? Ele vai registrar e confirmar a minha pontualidade. Qual a mensagem que passamos para a sociedade quando dizemos que não queremos um ponto eletrônico?! Cobramos que os outros cumpra seus horários de trabalho, mas não queremos cumprir o nosso?! Sinceramente, eu tiraria esse item da pauta de reivindicações.

No próximo tópico que fala sobre Precarização e carga horária excessiva temos "(...) se agrava com a acelerada expansão da rede federal de educação, sem o necessário investimento em planejamento, infraestrutura e pessoal".Ok, concordo que o IFCE cresceu muito e rápido nos últimos anos. Então, o que estamos vivenciando são as dores do crescimento. Planejamento nunca foi o nosso forte, não somos alemães, nem japoneses. Então me vem a pergunta: era melhor continuar pequeno?! Talvez , uma alternativa fosse crescer menos. Então vamos diminuir?! Novamente, um problema de gestão que é colocado na pauta de greve - indevidamente.

Em relação a falta de professores, esse problema existe em alguns casos sim. Mas um dos motivos é simples: muitos fazem concurso para o interior e depois pedem para serem lotados no Campus Fortaleza ou região metropolitana. Concurso para novos professores sempre foi uma coisa morosa, cheia de detalhes e prazos.  Outro problema de gestão de pessoal. Tenho sérias dúvidas se uma greve resolve isso.

Outros pontos levantados pelo INFORMATIVO são, na minha opinião, insuficientes para deflagrar uma nova greve. Lutar por salários e melhores condições de trabalho é obrigação de todos nós. Mas esse é o momento de fazer outra greve?

No próprio INFORMATIVO existe a expressão "(...) prejuízo à atividade educacional". Que maior prejuízo pode existe nesse momento que uma greve?! O nosso calendário está atrasado um semestre letivo - é quase o mesmo que dizer que perdemos um semestre! Pelas minhas estimativas, só vamos nos sincronizar com o restante do Brasil em uns 4 anos, se não houver um movimento paredista no meio do caminho.

Se a greve acontecer, esse semestre vai ficar um caos (matematicamente falando, eu gosto muito do caos, mas quando visto por equações e rodando em simulação computacional). Não é necessário muitos cálculos para prever isso.

Em resumo: estou convencido que não temos razões suficientes para iniciarmos uma nova greve.

E para concluir vamos analisar o texto que está no final do INFORMATIVO: "Lamentamos, por fim, que a Reitoria tente intimidar os servidores e desrespeitar a decisão de indicativo de greve, tomada pela própria categoria, de modo democrático, em assembleia geral". Bom, após ler a Nota Explicativa da Reitoria eu não me senti intimidado nem desrespeitado. A Reitoria diz que todos devem pesar as consequências de nova greve, especialmente por causa dos estudantes. Aparentemente, a Reitoria se preocupou com os estudantes, coisa que eu tenho dificuldade de ver nas atitudes do sindicato.

Para quem conseguiu terminar de ler esse texto na íntegra, muito obrigado pela atenção. Críticas e sugestões podem ser feitas nos comentários. Eventuais erros de digitação/ortografia serão corrigidos posteriormente. Obrigado.

Ainda sobre o movimento de greve: Nota de Esclarecimento da Reitoria (IFCE)



Nota de esclarecimento

Prezados servidores,

Considerando a movimentação de entes sindicais locais, no que tange à votação de indicativo de greve entre os servidores, a reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) sensibiliza toda a comunidade acadêmica, para uma reflexão responsável acerca dos possíveis prejuízos que advirão de uma eventual paralisação e lembra que 19 dos 23 campi ainda se encontram cumprindo os acordos de reposição de aula, estabelecidos ao fim da greve de 2012.

O IFCE acredita que não há motivos suficientes no cenário local para justificar a deflagração de uma greve, como comprovam os pontos de pauta abaixo:

1. Reclamação de carga horária excessiva de trabalho
É importante informar que os técnicos administrativos cumprem a carga estabelecida legalmente em concurso. Sobre docentes, atualmente, a carga horária média semanal é de 15 horas em sala de aula, ficando o restante do tempo disponível para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

2. Quadro de pessoal
O IFCE compreende, hoje, por 2.060 servidores, dos quais 1.108, docentes. Na última semana, por exemplo, 77 novos técnicos administrativos foram empossados e, ainda neste mês, devem ser lançados mais dois editais de concursos públicos, com cerca de 200 vagas, para técnicos administrativos e 203 para docentes.

3 - Gestão democrática
O IFCE frisa que tem prezado pela prática de atitudes democráticas e coletivas de gestão. Desde o início da atual gestão, já foram realizados concursos de remoção para docentes e técnicos administrativos e consulta para diretores-gerais de campi, dentro de um processo democrático, em que servidores e alunos foram consultados.

4 - Insegurança
Desde o início da atual gestão, houve somente um caso pontual de problema relacionado à violência - registrado no campus de Umirim. Todas as providências foram e estão sendo  tomadas de imediato, na ocasião, para evitar situações semelhantes, tanto internamente quanto junto às autoridades responsáveis pela da área de segurança pública.

5 - Assédio moral
Sobre a denúncia de assédio moral, não houve registro de nenhum caso na atual gestão e o IFCE ainda não foi citado judicialmente acerca de casos ocorridos em gestões anteriores, que ainda não tiveram seu trâmite concluído pela Justiça.

6 - Pauta nacional
 a) 30 horas: o IFCE deve cumprir o Decreto nº 4.836/2003, que estabelece as condições de flexibilização para adoção do regime de 30 horas, alterando a redação do artigo 3º do Decreto 1.590/1995;
b) Precarização na rede federal: não diz respeito ao Ceará. A reitoria local realiza obras de expansão e melhoria da infraestrutura em quase todos os campi e também tem investido no aumento do número de pessoal;
c) Ponto eletrônico: também é uma determinação legal (Decreto 1.590/1995) e, além de tudo, um fator de segurança para os servidores terem o registro das horas-extras cumpridas.
d) Falta de resposta dos GTs criados em 2012: pauta nacional, não se refere ao IFCE.

Por fim, a reitoria do IFCE ressalta que uma nova paralisação traria prejuízos irremediáveis aos nossos alunos, por isto, confia no bom senso dos servidores caso a pauta vá, de fato, à votação. 
Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE)
 (85) 3401.2517 - reitoria@ifce.edu.br

 
Departamento de Comunicação Social
(85) 3401 2516/3401 2517
Twitter: @ifce_www.ifce.edu.br
Reitoria - Instituto Federal do Ceará.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Aproximações para a função Q(x)

Simulação de um sinal binário {-1, +1} contaminado por um ruído normal.

Observe a figura acima. Se desejamos calcular a probabilidade de erro de um sinal binário contaminado por ruído com densidade normal (ruído branco). devemos efetuar alguns cálculos. Esses cálculos irão envolver a função Q(x).  A função Q(x) é definida por:

A integral acima apresenta o seguinte inconveniente: ela não possui uma solução analítica. Sendo assim, deve ser aproximada por alguma função ou ser resolvida numericamente. É fácil mostrar que Q(0) = 1/2. Logo, podemos escrever:

Lembrando que
Substituindo "a" por lambda, obtemos:


Considerando k pequeno (k < 2), finalmente chegamos à seguinte aproximação:


Essa aproximação da função Q(k) é interessante porque existem boas aproximações (limitante inferior e limitante superior) para k > 2:


Então podemos escrever (média dos limitantes):


Todas essas expressões podem ser resumidas no gráfico a seguir:


Código (sem comentários) Scilab para gerar o gráfico acima:

////////////
x = 1.1:0.01:5;
A = 1.0;
e2 = exp(-x.*x/2);
Dx = x*sqrt(2*%pi);
F1 = (1 - A./(x.*x));
F2 = -A./(1-x.*x);
qxa1 = e2.*F1./Dx;
qxa2 = e2./Dx;
qxa3 = (1-A./(2*x.*x)).*e2./Dx;
qxa4 = 0.5 - (A./(1+x.*x/6)).*x.*x./Dx;
Qxx = 0.5*erfc(x/sqrt(2));

figure; plot(x,qxa1,x,qxa2,x,qxa3,x,qxa4,x,Qxx);
legend('Limitante inferior','Limitante superior','Media dos limitantes',...
'Aprox. para k pequeno','Q(k)');

-----------------------------------------
 
Obs: relação entre Q(x) e função erro complementar
 
Para saber mais: livro Comunicação Digital do professor Cecílio Pimentel.

sexta-feira, 21 de março de 2014

IFCE: aprovado INDICATIVO de greve.

Início da assembleia - final da tarde de hoje.

Na assembleia de hoje a tarde foi aprovado o indicativo de greve. Não é greve, mas um indicativo que os servidores têm intenção de entrar em greve. Essa indicação será levada a uma Plena em Brasília. Se em Brasília a maioria das indicações dos demais IF's for pela greve, então teremos uma nova assembleia aqui no IFCE para aprovar ou não a nossa entrada em mais uma greve. 

A assembleia começou às 17h (segunda convocação) e foi até um pouco depois das 18h e 15 minutos. Depois dos informes nacionais e de algumas intervenções que consumiram mais de 1h, por ampla maioria (votação por contraste) foi aprovado o indicativo de greve. A participação foi pequena, acredito que não estavam presentes nem 80 servidores, entre professores e técnicos administrativos (ao todo, o IFCE tem cerca de 2.000 servidores em todo o Ceará). Foi essa escassa minoria, com uma boa dose de incentivo da mesa que conduzia a assembleia, que decidiu pelo indicativo de greve. Eu votei contra.

Mesmo que algumas reivindicações sejam justas (eu NÃO concordo com todas - outras são pouco realistas), mesmo que o momento político seja propício (ou pelo menos não desfavorável), eu não sou a favor de mais uma greve. Estamos com o calendário acadêmico atrasado um semestre (é quase o mesmo que dizer que perdemos um semestre), a cada greve a atração do IFCE para conseguir bons estudantes diminui, a evasão dos que conseguiram entrar aumenta, saímos de uma greve longa e recente. Por esses motivos eu não tenho intenção de votar a favor de mais uma greve.

Se você, assim como eu, não quer uma nova greve, só tem um jeito: comparecer na próxima assembleia (mês de abril - sem data ainda) e votar contra. Dizer que é contra uma nova greve e não aparecer na assembleia é dizer uma meia verdade.

InfoBrasil 2014 - em breve começam as inscrições


Em sua 40ª Edição, o INFOBRASIL 2014 acontecerá no período de 20 a 22 de Maio, no Centro de Cultura e Arte da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza - CE. O Infobrasil TI & Telecom comemora 20 anos de realização ininterrupta. O evento cearense está posicionado como o maior evento de TI do Norte e Nordeste. Sua programação conta com cerca de 100 palestras, entre conferencias, palestras shows, apresentação de trabalhos, oficinas, workshop, cyber café e mostra aplicada.

Público alvo

Empresários, executivos de TIC de instituições públicas e privadas, profissionais de TIC e gestores vinculados às áreas de Saúde, Educação Profissional e Economia Criativa, representantes das entidades/associações do segmento, consultores, professores, estudantes e gestores de empresas fornecedoras de equipamentos e soluções da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações e o público de interesse.
  • Link e mais informações aqui.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Divulgando: Palestra - University of Regina



RESUMO
Representantes da University of Regina, localizada na Província de Saskatchewan/Canadá, ministrarão uma palestra sobre as potencialidades e oportunidades da University of Regina nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. A Universidade, com mais de cem anos de excelência em educação, é hoje o lar de 10 faculdades e 25 departamentos acadêmicos que estabeleceram a reputação de programas de excelência e inovadores que levam a licenciatura, mestrado e doutorado. A Universidade emprega, juntamente com as faculdades federadas, cerca de 4.550 pessoas. Sua história e suas conquistas estão relacionadas com o seu compromisso de trabalhar para o bem estar de sua comunidade, sendo esta local ou global.

PALESTRANTES 
Martha Mathurin (Life Skill Advisor - UR International Study Abroad)
Dr. Cory Butz (Associate Dean of Graduate Studies and Research - Faculty of Science)

DATAS E HORÁRIOS 
Haverá duas sessões idênticas da mesma palestra:
Sessão 1: Quinta-feira, 20 de março de 2014, das 18:30 às 20:30h
Sessão 2: Sexta-feira, 21 de março de 2014, das 10:00 às 12:00h

LOCAL 
Miniauditório Iran Raupp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica.

Fonte: aqui.

quarta-feira, 19 de março de 2014

O Nascimento da Terra: "Beggining of Life in Planet Earth" - 2014 Space Documentary


Para quem quer saber como foi o nascimento da Terra (e também da Lua), um pouco sobre a formação inicial do sistema solar este vídeo é bem interessante. Link aqui.

terça-feira, 18 de março de 2014

Do Jornal da Ciência: fraude ou erro?! computação evolutiva e vestígios do Big-Bang


Algumas notícias do Jornal da Ciência:

Uma pesquisadora japonesa (Haruko Obokata) pode ter cometido um grande erro científico e ter a sua carreira acadêmica seriamente prejudicada. Ela trabalha com células tronco e seu trabalho "revolucionário" (do tipo que pode até render um Nobel) publicado na Nature pode ter algumas falhas graves. E o pior: existem indícios de fraude. Notícia completa aqui.


Palestra gratuita no LNCC sobre Computação Evolutiva - Conceitos e Aplicações. Algoritmos da Computação Evolutiva se destacam pela capacidade de obtenção de soluções sem a necessidade de profundo conhecimento do problema em questão. Notícia completa aqui.

Há meio século, pesquisadores do mundo todo buscam, sem sucesso, provas de que esse fenômeno de 13,8 bilhões de anos realmente existiu. No dia 17 de março um grupo internacional anunciou o que muitos queriam ouvir: conseguiram detectar o rastro de luz invisível deixado no espaço logo após o início de tudo. Se confirmada, a descoberta prova a teoria cosmológica mais famosa e aceita no mundo. Notícia completa aqui.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Nova greve à vista?! Assembleia Geral - Indicativo de Greve 21/03/2014.



Teremos uma nova greve este ano?! Eu espero que não, mas o que diz o sindicato?

----------------------------------------------
------------------------

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estarão reunidos em Assembleia Geral na tarde do dia 21 de março, para debater sobre indicativo de greve da categoria. A proposta será apresentada pela diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores do Instituto (SINDSIFCE) durante atividade marcada para acontecer às 16h30, no campus Fortaleza (Av. Treze de Maio).

A proposta foi uma deliberação do mais recente fórum do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), a 120ª PLENA, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro em Brasília-DF. Na ocasião, servidores de diferentes regiões do país concluíram que devido à postura do governo federal em ignorar questões do último acordo de greve, além de ter implementado uma série de medidas que retiram direitos, a construção de uma greve geral faz-se necessária.

Entre as principais ameaças apontadas pelos servidores estão: a retirada das 30 horas dos Técnico-Administrativos baseada nos pareceres e posicionamentos do Ministério Público, TCU e CGU; a implantação do ponto eletrônico; a manutenção da carga excessiva para os docentes, mesmo depois da implantação da extensão e pesquisa na Rede; a implementação do ponto docente, entre outras questões que podem ser conferidas no Boletim Nº 549 do SINASEFE.

domingo, 16 de março de 2014

Divulgando: Author Workshop at UFC (PICI)


Springer along with premier Universities and Institutes across Brazil will host a series of FREE workshops: How to Write for and Get Published in Scientific Journals for scientific authors in March, 2014. The workshops are designed to help authors to write quality manuscripts that will be attractive to SCI indexed journals. The lectures during the workshop cover topics such as how non native-English authors can overcome the language barrier, writing a title that will attract readers, abstract writing, cover letter development, publication ethics and how to handle peer review comments. This workshop is for faculty members, researchers, scientists and research scholars who wish to publish their research by way of journal articles or book manuscripts. While there is no payment for this workshop, pre-registration is required. There will be no on the spot registrations so please register before the workshop. The registration will close 3 days prior to the workshop date.

Location: Room: Auditório do Centro de CiênciasAv. Mister Hull, s/n - Campus do Pici - Bloco 902 - CEP 60455-760 - Fortaleza - Ceará

Data: March 27th, 2014

Time: 10h-13h

Event Description


  • Research and Scientific Publishing: Chances and Opportunities for Researchers Brazil (Harry Blom)An introductory talk on publishing opportunities in Brazil and how researchers get involved in and profit from Springer’s activities in the region.
  • How to Write for and Get Published in Scientific Journals (Daniel McGowan) In addition to practical advice for successful publication, the workshop will instill a sense of professionalism and international standards for scientific communication. The workshop will be useful for anyone involved with English-language scientific communication, with a focus on providing young scientists with the skills needed for publication success.An introductory talk on publishing opportunities in Brazil and how researchers get involved in and profit from Springer’s activities in the region.
  • Author Services: Support When You Publish With Springer (Mariana Biojone) How does Springer assist its authors in their publication endeavors? Tools that help before, during and after publication take center stage in this talk.

Mais informações aqui.

sábado, 15 de março de 2014

Xadrez: Torneio de Candidatos



Está ocorrendo o Torneio de Candidatos na Rússia em Khanty-Mansiysk. Os jogos vão até o dia 31 de março. Anand está disposto a tentar o título de campeão mundial e começou bem o torneio, mas ainda faltam muitas rodadas. Situação após a 3a. rodada:

Rank   S No.    Name  Rtg   FED 1 2 3 4 5 6 7 8 Pts   Res.  vict   SB
1 6 GM  Anand Viswanathan  2770    IND * * 1 ½ 1 0 2 2,75
2 3 GM  Svidler Peter  2758   RUS * * ½ 1 ½ 2 ½ 1 2,50
4 GM  Kramnik Vladimir  2787   RUS ½ * * ½ 1 2 ½ 1 2,50
4 7 GM  Aronian Levon  2830   ARM 0 * * ½ 1 ½ 1 1,25
5 8 GM  Topalov Veselin  2785   BUL ½ ½ * * ½ ½ 0 2,25
6 1 GM  Andreikin Dmitry  2709   RUS 0 ½ * * ½ 1 ½ 0 1,50
2 GM  Karjakin Sergey  2766   RUS ½ 0 ½ * * 1 ½ 0 1,50
8 5 GM  Mamedyarov Shakhriyar  2757   AZE 0 0 ½ * * ½ 0 0 0,75

Mais informações aqui.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Finalmente: VIII CONNEPI DISPONIBILIZA CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS



Em geral, os certificados de participação em eventos são entregues logo ao final do evento, mas o do último CONNEPI foi uma "novela". Somente agora estão disponíveis.

Os certificados de apresentação de trabalhos já estão disponibilizados no link http://credenciaonline.com.br/connepi. Para acessá-los basta abrir a página na internet e buscar o nome dos autores dos artigos, que estão organizados em ordem alfabética.
Importante ressaltar que apenas os trabalhos APRESENTADOS durante o evento receberão certificado. Os artigos ACEITOS, mas que não foram apresentados, terão garantidas a sua publicação nos anais do evento, e não terão direito a certificação de apresentação. 
Se algum artigo APRESENTADO não constar na listagem do link, pedimos que encaminhe e-mail para connepi2013@gmail.com colocando no assunto do e-mail o título SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Divulgando: VI COPA FARIAS BRITO DE XADREZ


Novamente, o Colégio Farias Brito  promoverá a  “COPA FARIAS BRITO DE XADREZ”, que chega a sua 6ª edição. O objetivo permanece o mesmo: popularizar o xadrez entre as crianças e adolescentes.  A Referida Copa nas  edições anteriores recebeu 502 participantes com idades entre 04 e 18 anos, representando além de Fortaleza, outros 12 municípios, a saber: CAUCAIA, PACATUBA, MARACANAÚ, PARACURÚ, PENTECOSTE, ARACATI, CANINDÉ, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, QUIXERAMOBIM, PALMACIA,  EUSÉBIO e VIÇOSA,  com uma presença feminina excelente foram 129 meninas, fato admirável no enxadrismo brasileiro, pois, representa o percentual de 26%, muito elevado para torneios enxadrísticos. 481 crianças e adolescentes debutaram no esporte através da Copa.  A idéia é disponibilizar para este público competições regulares com jogadores da mesma faixa etária e habituá-los desde cedo as regras de competições e ao prazer de jogar xadrez.

Agradeço a presença e colaboração de todos vocês, pais, avós, irmãos, professores e especialmente aos jogadores, que tornaram a Copa FB realmente em  ocasiões alegres, vibrantes,  gratificantes.

A programação de todos os torneios, com datas e horários já constam no arquivo anexo. Os eventos acontecerão sempre aos sábados, a partir das 09h. Solicito se possível as inscrições serão efetuadas até o  dia anterior ao evento, para ser possível mensurar o número de cadeiras, mesas, tabuleiros e relógios necessários. Inscrições no dia do evento só serão recebidas se houver espaço físico.

A organização do evento solicita que os jogadores levem material (peças, relógio e tabuleiro), mas isso não impossibilitará a participação dos jogadores caso estes não os tenha. Outro detalhe importante é atentar para a categoria do jogador, para evitar o constrangimento para a criança de ir ao torneio e não participar. Segundo as regras oficiais, leva-se em consideração o ano de nascimento. Por exemplo: um jogador que nasceu em 31 de dezembro de 2003, embora na data do evento ele tenha 10 anos é enquadrado na faixa SUB-12. Segue a tabela abaixo. 


Moezio Correia Nunes
Professor de Xadrez
FB Aldeota / FB Júnior Central
(85) 3486-9086 / 9658 4985 / 9135 87 67



CALENDÁRIO DA VI COPA FARIAS BRITO DE XADREZ 2014

Observação: essas datas poderão sofrer alterações, devido ao calendário letivo para ajustar-se a outras atividades da escola, como manhãs esportivas, datas comemorativas, feriados, semana de verificações gerais, (VG´S), dentre outras. A proposta é que as competições aconteçam aos sábados pela manhã no horário de 09h às 13h.


              Evento
Categoria
Data

1ª Etapa
Pré-Mirim (Sub-08)
12 de Abril 2014
Mirim  (Sub-10))
26 de Abril 2014
Pré-Infantil (Sub-12)
10 de Maio 2014
Infantil (Sub-14)
17 de Maio 2014
Cadetes (Sub-16)
24 de Maio 2014
Infanto-Juvenil  (Sub-18)
24 de Maio 2014

2ª Etapa
Pré-Mirim (Sub-08)
31 de Maio 2014
Mirim  (Sub-10))
07 de Junho 2014
Pré-Infantil (Sub-12)
19 de Julho 2014
Infantil (Sub-14)
26 de Julho 2014
Cadetes (Sub-16)
02 de Agosto 2014
Infanto-Juvenil  (Sub-18)
09 de Agosto 2014

3ª Etapa
Pré-Mirim (Sub-08)
23 de Agosto 2014
Mirim  (Sub-10))
30 de Agosto 2014
Pré-Infantil (Sub-12)
20 de Setembro 2014
Infantil (Sub-14)
20 de Setembro 2014
Cadetes (Sub-16)
27 de Setembro 2014
Infanto-Juvenil  (Sub-18)
27 de Setembro 2014

4ª Etapa
Pré-Mirim (Sub-08)
04 de Outubro 2014
Mirim  (Sub-10))
11 de Outubro 2014
Pré-Infantil (Sub-12)
18 de Outubro 2014
Infantil (Sub-14)
25 de Outubro 2014
Cadetes (Sub-16)
1º de Novembro 2014
Infanto-Juvenil  (Sub-18)
1º de Novembro 2014

  
Categorias
Público
Pré-Mirim (Sub-08)
Nascidos a partir de 2006
Mirim  (Sub-10))
Nascidos em  2004 e 2005
Pré-Infantil (Sub-12)
Nascidos em 2002 e 2003
Infantil (Sub-14)
Nascidos em 2000 e 2001
Cadetes (Sub-16)
Nascidos em 1998 e 1999
Infanto-Juvenil (Sub-18)
Nascidos em 1996 e 1997