terça-feira, 25 de novembro de 2014

Próximo semestre letivo: quantas disciplinas fazer?


Fim de semestre, começo de outro! É ciclo sem fim até a (futura e demorada) colação de grau! Para muitos, terminar o quanto antes e acelerar a formatura são objetivos primordiais. Afinal, uma oportunidade de trabalho ou de mestrado pode ser perdida por uma questão de meses. De fato, isso pode acontecer. Mas, sempre existe um "mas", é bom ter alguma cautela e pensar friamente antes de ficar com a cabeça quente depois.

Um ponto básico é não fazer matrícula em disciplinas com choque de horário. Vez por outra, o sistema permite esse tipo de erro. Ou, por exemplo, você planeja um curso de inglês, no mesmo horário de uma disciplina extra. Não cair nessa furada. Nem todos os professores aceitam alunos que só aparecem para fazer as provas.

Resolvido o problema de encaixar os horários, resta saber quanto tempo livre você tem para estudar. As disciplinas exigem dedicação, não é possível aprender e passar somente com o que é visto em sala de aula (se for, alguma coisa está errada ou você é um gênio). A regra básica é: para cada hora de sala de aula, outra hora para estudar em casa. Não conte com as horas depois das 23h e antes das 6h da manhã. Você precisa dormir também. Não conte com todas as horas do sábado e do domingo, você precisa relaxar e fazer outras coisas.

O próximo passo é ter um horário "regular", isto é, não espalhar as disciplinas nos três turnos e ficar com um monte furos. Você vai ter dificuldade em aproveitar esses furos para fazer alguma coisa útil. O melhor é tentar seguir o "pacote" ofertado e se manter junto com a sua própria turma original. Manter pelo menos um turno (manhã, tarde ou noite) livre é importante. É nesse turno que você vai poder estudar e fazer os trabalhos da faculdade. Ou se reunir com os colegas da turma para fazer um trabalho de equipe.

Se você quer adiantar o curso, precisa ter certeza que vai dar conta de uma carga extra de disciplinas. Em geral, uma disciplina a mais já é suficiente para lhe deixar bem ocupado. Fazer apenas uma disciplina extra por semestre (com aprovação) é suficiente para você, no final do curso, antecipar a formatura em um semestre letivo. Então, nada de exageros. As suas notas agradecem.

Se você já se enrola mais que o suficiente com poucas disciplinas, talvez o ideal para você seja ir em ritmo um pouco mais lento. De que vale se matricular em 4 ou 5 disciplinas e ser aprovado somente em 3? É melhor (e as notas podem mostrar isso), fazer somente essas três desde o começo.

Se você tem bolsa de IC, está fazendo estágio ou outra atividade, então mais cuidado ainda com a sua carga de disciplinas. Nesses casos, fazer simplesmente o "pacote" já é o suficiente, mesmo que você seja um excelente estudante.

Agora é hora de aproveitar essas férias curtas, relaxar um pouco, recarregar as baterias, pois o próximo semestre promete trazer muitos desafios.

(Para não gerar dúvidas: "pacote" - disciplinas ofertadas para um determinado semestre).

Um comentário: