sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mais um final de semestre ...




Mais uma vez estamos no final de um semestre letivo (para quem é de fora: aqui no IFCE estamos concluindo o semestre 2013.2, calendário muito atrasado ...). Nem todos conseguiram êxito nas disciplinas. Não vou aqui apontar “culpados” (humm ... talvez acabe apontando alguns). O sistema de ensino como um todo precisa de muitas correções. Algumas distorções são evidentes, outras podem ser mais sutis. Mas quem falou que a vida universitária seria “fácil”? É só olhar para o índice de evasão para ver que nem tudo vai bem no ensino superior.

Se entrar em uma boa faculdade não é simples, conseguir concluir dentro do prazo e sem perder nenhuma disciplina é uma missão quase impossível. Talvez uns 10% dos alunos dos cursos de engenharia ou ciências exatas consigam essa façanha.

Então, se você está meio perdido e acha que uma ou duas disciplinas deste semestre estão mais perdidas ainda, não desanime (muito). Ficar deprimido não vai ajudar. O importante é fazer um planejamento mais cuidadoso para o próximo semestre e, da forma mais serena possível, avaliar quais são as suas dificuldades. Deixar bem claro quais são as coisas importantes e as prioridades é fundamental. Se o tempo é curto para estudar, o jeito é diminuir o número de disciplinas. Se a disciplina X está muito complicada, quem sabe você precisa rever os fundamentos (pré-requisitos) dessa matéria? O primeiro passo para corrigir um problema é admitir que o problema existe.

Talvez o problema não seja você, mas um determinado (e mau) professor que “destruiu” toda uma turma. Um professor não tem obrigação de “passar” todos os alunos, mas ele deve se esforçar para fazer com que as aulas tenham algum interesse para os estudantes e que a cobrança seja proporcional ao que ele lecionou. Claro, ele deve cumprir o programa da disciplina. Nesse caso, do mau professor, os estudantes precisam, em conjunto, se organizar e conversar primeiro com o próprio professor e, em um segundo momento, com o coordenador do curso. Mas fazer isso somente no final do semestre não ajuda tanto.

De qualquer forma, os percalços vividos durante a fase universitária acabam nos preparando melhor para superar os futuros problemas que nos esperam fora dos muros da faculdade. 

Bom, mas para quem ainda está na luta pelas últimas notas, vale a pena arranjar um restinho de energia e enfrentar essa derradeira semana de aulas. E boas provas.

Outra postagem sobre esse mesmo tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário