sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Astrobiologia

Imagem original aqui.

Durante o evento "III FROM MICRO TO MACROCOSMO"* promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC), uma das palestras foi sobre astrobiologia. Por sinal, muito interessante e instrutiva. Essa palestra foi muito bem apresentada por Douglas Galante (LNLS/CNPEM - Lattes aqui). A primeira dificuldade é definir o que é vida. Mas, voltando ao tema, o que é astrobiologia? Veja essa definição/explicação:

Astrobiologia é uma área de pesquisa que se preocupa em estudar origem, evolução distribuição e futuro da vida, seja na Terra ou, eventualmente, fora dela. A Astrobiologia como se conhece hoje evoluiu da Exobiologia, campo de pesquisa surgido na NASA no contexto da corrida espacial, durante a Guerra Fria, e que propunha a buscar vida fora da Terra. Uma das grandes preocupações da época era a possível existência de microorganismos patogênicos nestes ambientes que, uma vez trazidos para a Terra, poderiam causar uma grande pandemia. 

Para quem se interessou pelo tema:

A Astrobiologia é uma área multidisciplinar e há espaço para pesquisadores com formações em praticamente todas as áreas de ciências exatas e biológicas e mesmo em humanidades, em que há diversos pesquisadores atuando em impacto social, político, religioso etc da vida extraterrestre, por exemplo. Ou seja, qualquer pessoa que deseje trabalhar em Astrobiologia deve procurar uma área de formação que a agrade e, dentro desta, uma linha de pesquisa que tenha interesse e que faça sentido no contexto da Astrobiologia. Procurar por pesquisadores trabalhando nessa área e os tipos de pesquisa que desenvolvem pode ajudar a direcionar os estudos. É importante lembrar que, em Astrobiologia, é fundamental ser capaz de fazer relações entre diferentes campos de pesquisa, por isso, desenvolver uma formação multidisciplinar, e sólida, é bastante útil. Alunos que estejam em cursos muito focados são recomendados a assistirem disciplinas de outros cursos. Obviamente, não é obrigatória a formação multidisciplinar, mas é bastante benéfico.
Fonte aqui.

*Mais informações sobre o evento aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário