quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quem vencerá a Copa 2014?

O polvo Paul  deve estar com muitas dúvidas!
Já que "todo mundo" só pensa mesmo em futebol, vai uma postagem sobre a Copa 2014, mas, claro, com alguns números pelo meio. Ou melhor, com alguma estatística.

Antes do início da Copa, foram publicados alguns trabalhos estatísticos sobre os resultados como, por exemplo, "Which Team Will Win the 2014 FIFA World Cup? A Bayesian Approach for Dummies" dos pesquisadores Andres Ramirez Hassan (Universidad EAFIT - Center for Research in Economics & Finance) e Johnatan Cardona Jim enez (Universidade Federal do Rio de Janeiro), link aqui.

Obviamente, os modelos não previram o fiasco da Espanha, nem o bom desempenho, até o momento, de algumas "zebras". Para os jogos de hoje temos as seguintes estimativas vindas do site http://fivethirtyeight.com/ (FiveThirtyEight’s SPI-based model):


Uma possível final, se as estatísticas não falharem: Brasil x Argentina! Mas eu ficaria de olha na Alemanha e a Itália tem alguma chance também. Claro que existem os mais otimistas: Brasil já é campeão da Copa - quem diz é a estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário