quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Para pensar um pouco: justiça, debate de ideias e corrupção com Michael Sandel


O mundo é extraordinariamente complicado, a vida é cheia de possibilidades (ou da exasperante falta delas). São muitos os tons, cores, sabores, prazeres, dores e surpresas a cada passo que damos. Ninguém é completamente "inocente" ou inteiramente "culpado". As relações sociais são tão intricadas e ao mesmo tempo tão delicadas que se desgastam com simples "bom dia" não retribuído.

Fazer a coisa "certa" e dar a nossa contribuição para melhor (um pouco que seja) a sociedade é, sem dúvida, importante. Tentar fazer o que é justo e não contribuir para o aumento da injustiça é um dever de todo cidadão. Conseguir debater ideias, conceitos, usando argumentos e não punhos cerrados (ou gás lacrimogêneo) é, certamente, fundamental. Saber identificar alguma forma de corrupção (política, social) e propor uma solução, sem dúvida, também é necessário.

Mas, o que é "justiça"? Como conduzir (ou se conduzir em) um debate? O que faz a corrupção ser tão prejudicial à sociedade e a cada um? A religião deve influenciar a política? Não vou me atrever a entrar nesse terreno (fazer cálculos é muito mais fácil ... ). Esses temas são discutidos e esclarecidos pelo professor Michael Sandel em palestras, entrevistas e livros. Abaixo alguns links interessantes. Aqui o site oficial.

Link aqui.
Entrevista de Michael Sandel para a Globo News - link aqui.
Política e religião - link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário