sábado, 19 de outubro de 2013

Aquecimento global - o homem tem a sua parcela (significativa) de culpa!

Efeito estufa - fonte aqui.

Depois de ver o vídeo abaixo (que é bem longo - mais de 1h e 20 min.), a minha dúvida sobre a culpa dos homens no aquecimento global foi reduzida a praticamente zero. A quantidade de evidências é tão grande, os números indicam tão claramente que a ação do homem está acelerando o aquecimento do planeta que negar o aquecimento global em grande parte é provocado pela nossa sociedade é, pura e simplesmente, uma desonestidade científica. As consequências desse aquecimento chegarão com mais força nas próximas décadas, claro que os efeitos não são lineares e ocorrem oscilações. Mas o aquecimento está ocorrendo e uma parcela significativa é culpa da poluição (os famosos gases de efeito estufa) gerada pela nossa sociedade industrial (fonte antrópica).

Os gases de efeito estufa (vapor de água, CO2, metano, ...) sempre existiram, mas nós estamos lançando na atmosfera um volume tão grande desses gases que eles estão efetivamente acelerando as mudanças climáticas. Os seres vivos não terão tempo de se adaptarem a esse ambiente em rápida evolução. Os ecossistemas perderão o ponto de equilíbrio e os efeitos danosos, inclusive para as próprias pessoas, são imprevisíveis.

Sobre esse assunto, se você quiser aprofundar mais, vale a pena conferir o blog do professor Alexandre A. Costa (UECE - Lattes dele aqui) - o que voce faria se soubesse.blogspot.com.br/.

Vídeo:

Link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário