sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dicas para estudo


Antes de começar um aviso: essa postagem é exclusiva para o estudantes de sistemas de comunicação II (comunicação digital). Só continue se você estiver preparado! Ou, ignore esse aviso e siga corajosamente em diante. Depois diga se gostou.
--------------------------------

Para os estudantes que estão sempre buscando na internet alguma coisa útil para servir como ferramenta de estudo, às vezes é muito difícil separar o lixo de coisas importantes. Por isso, aqui vão duas dicas de sites que podem ser úteis e são confiáveis.

Dica 01.



No site http://www.gaussianwaves.com/  podemos encontrar muito material sobre comunicação digital, vídeo aulas e simulações numéricas. Por exemplo, no tópico "Performance comparison of Digital Modulation techniques" encontramos uma tabela com a BER teórica para vários tipos de modulação (ver tabela abaixo) e conceitos importantes explicados de forma simples e direta.

 Dica 02.


No endereço http://www.mathworks.com/help/comm/ da MathWorks também encontramos uma série de informações importantes sobre comunicação digital e os conceitos relacionados. Por exemplo, sobre o uso do código Gray para modulação 8-PSK (link aqui), ilustrado abaixo:


--------------------------------

  • Não esquecer: um bom livro (ou vários deles) é fundamental. Antigamente, reza a lenda, se estudava sem o uso da internet ou mesmo de computadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário