sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sugestões de leitura (para quem gosta de números).

Os números não mentem! Será?
Dizem que os números não mentem, mas talvez eles não contem toda a verdade. Hum ... isso está ficando perigosamente filosófico e, em pleno mês de janeiro, isso não combina muito com este blog. Então, mudando um pouco e indo diretamente para o assunto desta postagem, eu tenho as seguintes sugestões de leitura (quase uma sugestão "casada"):



O livro "Os Números (não) Mentem - Como a Matemática Pode Ser Usada Para Enganar" de Ivan Weisz Kuck, Editora Jorge Zahar, é divertido e apresenta uma serie de informações construídas sobre números que, no final das contas, mascaram a verdade, quando existe alguma verdade para ser mascarada. Já Kaiser Fung, no livro "Os números governam sua vida – A influência das probabilidades e da estatística em tudo que você faz", Editora DVS, tradução de Beth Honorato, nos explica como funcionam (e não funcionam) as estatísticas no dia a dia e a nossa dificuldade em entendê-la.

De certa forma, eu considero esses dois livros como complementares. Fica a dica. Boa leitura.

Obs: não é necessário ser um matemático, engenheiro ou estatístico para apreciar esses livros, mas algumas passagens vão exigir uma leitura um pouco mais atenta.

Sugestão de leitura complementar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário