domingo, 13 de janeiro de 2013

Calouros - pequeno guia de sobrevivência

Essa eu vi no facebook.

Este pequeno guia de sobrevivência é fruto de uma vasta experiência e observação in loco dos principais problemas que os bixus, ops, calouros enfrentam no primeiro ano de faculdade. Especialmente os pretensos futuros engenheiros e tecnólogos. As informações aqui reunidas poderão ajudá-lo a superar alguns dos obstáculos que irão "naturalmente" surgir e, talvez, diminua o seu sentimento de culpa por não conseguir manter o mesmo desempenho (notas acima de "8,0" ? ... boa sorte!) do ensino medio.

Para começar, é bom saber que o professor não está ali para lhe ajudar a aprender tudo. O papel dele, do ponto de vista dele, é apresentar o conteúdo. O seu papel é aprender. Não tem jeito, você vai ser obrigado a estudar. E estudar em véspera de prova não é uma coisa muito inteligente de se fazer.

Não se contente somente com o que é visto em sala de aula. Estude por bons livros, existem bons livros na biblioteca, não deixe de se cadastrar na biblioteca. O professor deve passar uma relação de livros no primeiro dia de aula. Você pode cobrar isso.

Lembre-se: você entrou em curso difícil e não em um clube recreativo. O negócio é serio, nada de bebedeiras ou festas todo final de semana.

Tempo - o seu tempo livre vai se reduzir enormemente. Aproveite esse tempo livre para estudar e manter as matérias em dia. Saber administrar o tempo é uma arte que você vai desenvolver ao longo da vida acadêmica.

Cálculo - a primeira advertência: você não estudou o suficiente nem sabe tudo sobre matemática, provavelmente você nem sabe o que é matemática. Então, estude e resolva zilhões de problemas antes de achar que está preparado para a primeira prova de cálculo.

Lógica/linguagem de programação - aprender a programar um computador é muito mais complicado que brincar em jogos on-line ou usar o word. É possível se aprender raciocínio lógico, mas uma certa dedicação é fundamental. Você vai precisar a programar e usar vários softwares ao longo do curso, essa é uma disciplina absolutamente fundamental para os estudantes de engenharia de computação.

As "outras" disciplinas - também irão exigir alguma dedicação. Nada de deixar os trabalhos para o último dia. Pode dar tudo errado se deixar para entregar o trabalho na última hora. E o professor pode não receber trabalhos atrasados. Nota zero. Copia trabalho da internet? Nota zero!

Talvez o maior segredo para conseguir um bom desempenho acadêmico seja simplesmente manter os estudos em dia. Nada de estudar somente nas vésperas de prova. Os estudos são acumulativos, o que você aprender no primeiro semestre pode ser (muito) cobrado no semestre seguinte.

Converse com os alunos veteranos para ir aprendendo os caminhos das pedras. Eles podem dar muitas dicas valiosas. Dicas que um professor normalmente não poderia (ou gostaria de) revelar.

E bons estudos!

4 comentários:

  1. hahaha, é exatamente assim, Cálculo - batismo de fogo - I

    ResponderExcluir
  2. Isso sobre manter tudo em dia é fundamental, as pessoas pensam que é brincadeira ou invenção pra obrigá-los a estudar, mas esse semestre que passou foi a primeira vez que experimentei manter a matéria em dia e posso dizer que fui extremamente bem sucedido no fim do período.

    ResponderExcluir
  3. Sobreviver no meio acadêmico é uma arte. No primeiro contato com a Universidade, os alunos ainda estão em fase de euforia, algo como, "ressaca da vitória".Alguns professores vestem o disfarce de carrasco para eliminar qualquer suposta semelhança com o modelo anterior de ensino adotado no ensino médio, outros nem precisam vestir, já são naturalmente. Em todo caso, é bom se prevenir. As notas serão mais baixas até que os alunos consigam se adaptar a rotina de um Universitário, quanto antes conseguirem isso, melhor. Um aluno não se torna universitário quando entram na faculdade, ele vai se tornando com o decorrer do curso!

    ResponderExcluir
  4. É como se no fundo fôssemos todos autodidatas! (sobre a postura do professor)

    ResponderExcluir