quinta-feira, 28 de julho de 2011

Minha participação no Aberto de Juazeiro do Norte - alguns comentários.

No primeiro plano: Antonio Cariry x Fco. José, pela 5a. rodada.

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho, o Clube Juazeirense de Xadrez, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, realizou um grande torneio de xadrez aberto com a participação efetiva de 78 atletas das 64 casas. Não foi um torneio isento de falhas, mas a organização superou o "caos" com folga e nenhuma rodada deixou de ser efetuada, tento ocorrindo apenas um atraso (mais de 30 minutos) na sexta rodada no domingo pela manhã.
Consegui um dos meus objetivos principais: fiz mais de 50% dos pontos (4 pontos em 7 possíveis) e aumentei o número de partidas contra jogadores com rating FIDE (+ duas). A minha primeira metade do torneio foi meio fraca, mas me recuperei bem na reta final. Consegui um "rating performance" de 1888 e devo ganhar uns 22 pontos no ELO CBX. O resumo da minha participação pode ser visto na tabela a seguir:


Rd.SNo
NameRtgIRtgNFEDClub/CityPts.Res.
177
RODRIGUES Francisco Jhonatha Sousa00BRAJuazeiro do Norte/CE2.0s 1
211
BRANDAO Marcius Gomes20482045BRAFortaleza/CE4.5w 0
372
GOES Remir Novaes de00BRAAfogados da Ingazeira/PE4.5s ½
419
LIMA Antonio Stenio Patricio18721846BRAFortaleza/CE3.5w 0
556
SILVA Antonio Pereira da00BRAAcopiara/CE3.0s ½
661
NASCIMENTO Francisco Lucieudo Pinheiro Do01775BRAPiquet Carneiro/CE3.0w 1
776
MELO Marcos Henrique de00BRARussas/CE3.0s 1

As minhas duas derrotas foram muito instrutivas, em ambas estive perto de conseguir um empate e fiz meus oponentes queimarem "os miolos". Na última rodada, Marcos Melo realizou um sacrifício de bispo (09. Bxe7+ ...) que destruiu o meu roque ainda na fase de abertura, tive que jogar muito para me defender. Mantive a peça e aos poucos consegui capturar uns peões. No final, eu estava completamente ganho.
Um último detalhe: o organizador do torneio faz um trabalho social com crianças carentes muito sério e que deveria ser imitado em outras cidades. O xadrez também pode ser uma ferramenta de resgate social!
Para outros detalhes e um ponto de vista muito mais pitoresco, ver o blog da Ramyres Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário