segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quanto custa acabar com a fome no planeta?

Texto editado a partir de

fonte: http://desempregozero.org/2008/11/13/quanto-custa-acabar-com/

---------------

Parece que a fome não é um problema de dinheiro, como pode se ver.

Texto do Neto, diretor de criação e sócio da Bullet, sobre a crise mundial.

"Vou fazer um slideshow para você. Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes. Quem sabe até já se acostumou com elas. Começa com aquelas crianças famintas da África. Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele. Aquelas com moscas nos olhos. Os slides se sucedem. Êxodos de populações inteiras. Gente faminta. Gente pobre. Gente sem futuro. Durante décadas, vimos essas imagens. No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto. Algumas viraram até objetos e arte, em livros de fotógrafos renomados.

São imagens de miséria que comovem. São imagens que criam plataformas de governo. Criam ONGs. Criam entidades. Criam movimentos sociais. A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza. Ano após ano, discutiu-se o que fazer. Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta. Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo.

Resolver, capicce? Extinguir. Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta. Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo. Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo. Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.

Não houve documentário, ong, lobby ou pressão que resolvesse. Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia."

Como uma pessoa comentou, é uma pena que esse texto só esteja em blogs e não na mídia de massa, essa mesma que sabe muito bem dar tapa e afagar. Se quiser, repasse, se não, o que importa, o nosso almoço tá garantido mesmo...

Quanto custa acabar com... a fome no planeta?

2 comentários:

  1. Irei divulgar nas minhas paginas ;) Estou cansado dessa desigualdade.Eu ainda desvio algum bilhões desses fdp de lideres mundiais e mandar para esses quase 870 milhões de pessoas que passam fome no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco José!
    Parabéns Mesmo!
    Irei repassar sim, e muito, é uma vergonha o que se desvia de dinheiro no mundo todo e o quanto as igrejas arrecadam para construir verdadeiros elefantes brancos, comprar canais de televisão e pagar espaço na mídia, enquanto seres humanos morrem ainda bebês.
    Não consigo entender estas tais religiões que mandam orar, arrecadam milhões e deixam as pessoas morrerem de fome.
    A curto prazo as criancinhas não precisam de orações e sim de refeições e medicações, Deus não vem pessoalmente para ajudar, ele usa as pessoas para fazerem esta tarefa, e onde estão as pessoas que podem ajudar?
    Dá para resolver o problema definitivamente, o que falta é vontade de dividir esta dinheirama toda meu amigo.
    Estarei entrando em contato no seu e-mail para troca de idéias, podemos juntos fazer alguma coisa sim.

    Um abraço fraterno!
    Anônimo 56

    ResponderExcluir