segunda-feira, 1 de junho de 2009

Meus próprios comentários ao "Quanto custa ..."

Inicialmente, vamos analisar a parte "fácil" do problema: quanto (poderia) custar para acabar com a fome no mundo? Alguns fatos:

"O número de pessoas com fome no mundo subiu de 850 milhões para 925 milhões em 2007, por causa da disparada dos preços dos alimentos, anunciou nesta quarta-feira em Roma o diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf. "
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u445854.shtml

Os gastos militares dos norte-americanos é de mais que US$ 500 bilhões de dólares ao ano!
Fonte: Revista Veja, edição 2115, ano 42, no. 22, 3 de junho de 2009, pg. 82.

Façamos alguns cálculos e considerações. Em geral, essas pessoas que passam fome vivem em regiões pobres, onde um prato de comida custa em torno de US$ 1,00 (um dolar), logo, para que todos tivessem uma refeição decente seriam necessários algo em torno de 1,0 bilhão de dólares.

Se, além dessa refeição básica, elas recebessem o suficiente para montar um pequeno negócio (uma crianção de galinhas ou ovelhas, sementes para a agricultura), pagar dívidas, ter alguma instrução básica (aprender a ler e escrever, fazer operações matemáticas elementares), o custo deveria subir para algo em torno de 100,0 bilhoes de dólares. É muito dinheiro? Não! E por um motivo puramente econômico: essas pessoas passariam a ser consumidoras e produtoras. Esse "investimento" inicial teriam um retorno certo em um ou dois anos. Os "investidores" teriam o seu dinheiro de volta, com juros, em pouco tempo. E ainda haveria o "lucro" social.

E o que está faltando para resolvermos esse problema?

Na verdade, o problema da fome no mundo é muito mais complexo do que o texto "Quanto custa ..." sugere. Não é apenas uma questão financeira, numérica, contábil. Se assim fosse, seria uma problema fácil de resolver e estaríamos caminhando para um solução em um prazo curto, aliás, esse problema já teria sido resolvido no século passado! Ou antes!

O que está por trás das pessoas que passam fome? Uma sociedade injusta? Uma sociedade que aceita (grandes) diferenças sociais como uma coisa natural? Governos corruptos? Guerras? Um clima cada vez mais instável e imprevisível?

O ponto chave é outro: é o próprio ser humano! Quem cria uma sociedade injusta, insensível, mesquinha, hipócrita e corrupta?

Se as pessoas não mudarem, não houver uma mudança de dentro para fora das próprias pessoas, o mundo continuará sendo o que é: desequilibrado, injusto, com milhões passando fome e muitos outros sem saber como gastar tanto dinheiro acumulado.

Infelizmente, conhecemos um pouco da história humana na face da Terra, e podemos dizer que nada (ou muito pouco) mudou no homem nos últimos 10.000 anos. Externamente, podemos perceber muitas mudanças. Mas a essência humana continua a mesma. Se é verdade que ele nasce bom e a sociedade o corrompe, então é porque ele não tem forças para vencer o mal externo e prefere se acomodar na indiferença.

A fome vai continuar. E os outros três cavaleiros do Apocalipse não deixarão de fazer a sua parte nesse espetáculo.

(Espero estar equivocado).

Sobre esse assunto, um ponto de vista bem diferente e interessante:
http://pedrodoria.com.br/2008/04/17/por-que-o-mundo-passa-fome/

Nenhum comentário:

Postar um comentário