sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Divulgando: 2º Congresso Nordestino de EaD


Em sua segunda edição, o Congresso Nordestino de EaD (II CNEaD) tem por objetivo discutir sobre os novos caminhos que a Educação a Distância vem delineando no século XXI por meio da temática EaD e Ensino Híbrido: Abordagens Multidimensionais”, no intuito de promover reflexões sobre a aplicação das Metodologias Ativas e das experiências com a Educação Inclusiva, além de debater sobre a Customização do Processo Ensino Aprendizagem e sobre o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem dentro da modalidade de Ensino à Distância.


O II CNEaD está sendo organizado pelo Instituto Federal de Alagoas contando com a parceria dos demais IF do Nordeste: IFPE, IFRN, IFMA, IFBA, IF Baiano, IFCE, IFS e IFPI. O evento acontece de 24 a 26 de novembro, e permanecerá no formato virtual e com inscrições gratuitas.


A programação está dividida em quatros eixos temáticos: As Metodologias Ativas na Educação a Distância; Ensino Remoto, Híbrido e Educação a Distância; Customização do Processo Ensino e Aprendizagem; e Ambientes virtuais de Aprendizagem. A programação prevê, ainda, a submissão de artigos, relatos de experiência e mini cursos. Esses trabalhos serão submetidos por outra plataforma, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba.


Fonte aqui.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Divulgando: VI From Micro to Macrocosmo - Centenário do Caçador de Estrelas


VI From Micro to Macrocosmo - Centenário do Caçador de Estrelas

Dias 25 a 28 de outubro

- Palestras
- Minicursos
- Apresentações de trabalhos

Submissão de trabalhos de 17/setembro a 10 de dezembro. Subáreas:
1. Ensino de Física Moderna e Contemporânea;
2. Ensino de Astronomia;
3. Astronomia, Cosmologia e Astrofísica;
4. Física de Partículas.

Grupo de Pesquisas em Astrofísica e Cosmologia (GEPAC), do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Ceará (IFCE).

Mais informações: www.astrogepac.org

Mais uma Ação do Centenário Rubens de Azevedo

#centenariorubensdeazevedo

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Você é comunista?! Talvez seja bom esclarecer um pouco mais esse ponto.

 

Fonte aqui.

Vamos começar com uma definição curta (do dicionário):

comunismo - SUBSTANTIVO - 

  • organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção;
  •  doutrina econômica e política que preconiza tal organização;
  •  qualquer regime de governo fundado nessa doutrina, ex: "o comunismo da ex-União Soviética"; 
  • doutrina e política dos partidos comunistas.

Uma definição bem mais completa (Nicola Abbagnano (1901 - 1990) - Dicionário de Filosofia, 5a. ed. - São Paulo: Martins Fontes, 200): 

COMUNISMO (in. Communism - fr. Communisme, ai. Kommunismus; it. Comunismo). Ideologia política que tem como programa o Manifesto Comunista publicado por Marx e Engels em 1847, desenvolvido nas obras de Marx e Engels, bem como de Lênin e Stálin. Tal ideologia pode ser resumida nos seguintes pontos fundamentais: 
  • 1) a personalidade humana depende da sociedade historicamente determinada a que pertence, e nada é fora e independentemente da própria sociedade; 
  • 2) a estrutura de uma sociedade historicamente determinada depende das relações de produção e de trabalho próprias dessa sociedade, que determinam todas as suas manifestações: moralidade, religião, filosofia, etc, além das formas de sua organização política. Esses dois pontos constituem a doutrina do materialismo histórico (v.); 
  • 3) a luta de classes tem caráter permanente e necessário em toda e qualquer sociedade capitalista, isto é, em qualquer sociedade cujos meios de produção sejam propriedade privada; 
  • 4) depois de alcançar o ponto máximo de concentração de riqueza em poucas mãos e de empobrecimento e nivelamento de todos os trabalhadores, a sociedade capitalista passa, necessária e inevitavelmente, para a sociedade socialista, que possui e exerce diretamente os meios de produção e é, por isso, sem classes; 
  • 5) existe um período de transição entre a sociedade capitalista e a sociedade comunista, durante o qual o proletariado assumirá o poder e o exercerá, assim como os capitalistas fizeram, em seu próprio proveito. Esse será o período da ditadura do proletariado.
O comunismo russo deu destaque sobretudo ao último desses aspectos, que, nas obras de Marx e Engels, aparecia como secundário. E, dando-lhe destaque, transformou-o no sentido de entender a ditadura do proletariado como ditadura do partido comunista, confiando ao próprio partido a função de vanguarda do proletariado. Desse modo, o partido torna-se o instrumento fundamental para a realização da sociedade nova e pretende comandar, controlar e dirigir qualquer ação que tenha essa finalidade. Essa preeminência do partido, já teorizada por Lênin, foi levada ao extremo por Stálin, que afirmou a necessidade da "partidarização" da ciência, da arte, da filosofia e, em geral, de todas as atividades intelectuais, o que significa simplesmente subordinar essas atividades aos interesses do partido, na forma como são interpretadas e impostas por seus dirigentes.

***************

Bom, dada essas definições, vejamos uma história de "caça aos comunistas infiltrados" que ocorreu nos EUA nos anos 1950:

Em 1952, a histeria anti-comunista tomou conta dos EUA. Era a segunda vez que isto acontecia. O alvo eram os professores. No final do seu mandato, Truman passou lei dizendo que comunistas não poderiam ser professores. Apenas o sindicato reagiu. Mais de 1500 professores em todo o país foram demitidos. Na maioria dos lugares, bastava a palavra do diretor ou de alguém da comunidade para caracterizar o docente como comunista. Em NY, o sindicato resolveu resistir e exigiu processos com direito de defesa. Dois casos impressionam. Uma professora, de origem judaica, acusada de comunismo, foi descrita por seu diretor como "tendo uma imensa capacidade de ensinar o marxismo-leninismo com bloquinhos de madeira com letras". Ela era alfabetizadora. E começou a receber cartas da comunidade com os dizeres "comunismo é judeu e judeus não são bons americanos" ou "hitler estava certo!". Quando recebeu o veredicto, a professora se suicidou. O comitê investigativo usou o suicídio como prova da culpa e da competência das investigações. Outro caso, outra professora, desta vez trabalhava no Harlem. A comunidade negra se mobilizou em sua defesa. Testemunhos diziam que nenhum professor tinha o cuidado e a paciência de Bella Dodd para ensinar as crianças negras. O comitê usou isto como prova de que ela era comunista. Entre as "provas" tinha o depoimento de um carteiro informando que via seguidamente Bella nas áreas mais pobres do Harlem "perguntando por e ajudando crianças, inclusive doando roupas no inverno". O carteiro completou dizendo que achava isto "bem comunista".

Nos anos 50 a CIA, em memorandos internos, reclamava que o custo para infiltrar agentes no mundo soviético era muito alto e que todos eles eram descobertos e mortos. Entretanto, o comunismo exercia "uma papel mágico no encantamento dos americanos, sobretudo os mais bem formados". Segundo a CIA "todo professor é um espião soviético em potencial" e "quanto mais estudado mais vulnerável". Professores com doutorado eram quase certamente espiões.

Não é a primeira vez que a burrice e a ignorância torcem os discursos para se fazerem superiores. Nos EUA, consciência social e trabalho pelos mais pobres era prova de "comunismo" e os mais bem formados inclinarem-se pelo comunismo não era prova da correção ou mesmo de viabilidade destas ideias, mas a demonstração da "mágica" comunista e um argumento contra a ciência e os intelectuais. Todo regime de ignorantes ataca essencialmente professores, universidades, as artes e a história. Atacam irracionalmente e usam a irracionalidade como argumento de defesa contra a ciência e a lógica. Estamos vendo tudo isto de novo.
 
- Fernando Horta (@professorfernandohorta)

Veja também uma reportagem sobre esse tema - Medo do comunismo nos EUA: os professores perseguidos e demitidos nos anos 50 sob a suspeita de serem 'vermelhos' por Amanda Rossi, da BBC News Brasil em São Paulo, de 10 dezembro 2018. Link aqui.

Bom, depois disso tudo. Refaço a pergunta: você é comunista? Quem lhe chama de comunista tem uma noção do que seja comunismo? Será que você só quer um mundo um pouco menos injusto, que a educação seja de boa qualidade e para todos?

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Paulo Freire: centenário do educador mais conhecido do Brasil.



Escultura Efter badet em Estocolmo, Suécia. Paulo Freire (segundo da esquerda para a direita).

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 - São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire não tinha formação em pedagogia, mas era formado em direito e começou a vida profissional como professor em uma escola secundária. Não exerceu a profissão de advogado. Recebeu 30 títulos Doutor Honoris Causa entre os anos de 1973 e 1997, e vários outros in memoriam. Paulo Freire é autor de Pedagogia do Oprimido e várias outras obras. Para uma biografia de Paulo Freire ver aqui.

Algumas notícias relacionadas ao centenário de Paulo Freire:

sábado, 11 de setembro de 2021

O 11 de setembro de 2001: nascimento violento do século XXI

Momento dramático: segundo avião prestes a atingir a 2a. torre.
 

Alguns dias após o pentágono ter sido atingido.

Um resumo dos ataques de 11 de setembro.

Visão geral dos ataques.

No dia 11 de setembro de 2001 (foi uma terça-feira) aprendemos da forma mais dura possível que aviões comerciais poderiam ser usados como mísseis contra alvos civis. Ninguém estava preparado para isso. Ninguém esperava por isso, menos os terroristas que haviam planejado detalhadamente o que iriam fazer. Esse ataque foi orquestrado por Osama Bin Laden.

O saldo de vítimas (quase 3 mil pessoas) só não foi maior porque um dos aviões não conseguiu atingir o seu alvo: os próprios passageiros lutaram contra os terroristas e acabaram por derrubar o avião em uma área rural, sem causar vítimas em terra. Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar com detalhes o que aconteceu naquela manhã. Passamos horas para conseguir entender o que estava acontecendo. Esse grande ataque terrorista foi resultado, em grande parte, da política externa norte-americana no mundo árabe. 

A aviação civil e o mundo não foram mais os mesmos depois desse ataque, ainda sentimos reflexos até hoje desse evento trágico. 

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Dica: MEC oferece 119 cursos gratuitos e online (EAD) com certificado


MEC está com 119 cursos gratuitos e online (EAD) com certificados. Não é necessário processo seletivo e o melhor: conta como horas complementares para a faculdade.
 
O Ministério da Educação está oferecendo 119 cursos gratuitos e online (EAD) com certificado de diversas áreas, através da plataforma AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. As oportunidades são para todo o Brasil, não há processo seletivo e nem limite de vagas. Não perca a chance de se qualificar e melhorar as suas chances de conseguir o emprego dos sonhos ou aquela promoção no trabalho. Veja a seguir como se inscrever.

Os cursos oferecidos são em diversas áreas como Esporte, Estatística, Administração, Língua Inglesa, Matemática, Saúde, Português, Produção de Texto, Recursos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ética, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Pensamento Computacional e muito mais.
 
Inscrições: para os cursos gratuitos e online (EAD) do MEC: os interessados podem se inscrever diretamente na AVAMEC - link aqui.

Fonte aqui.