quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Melhores universidades do Brasil pelo Leiden Ranking (pesquisa)

CWTS Leiden Ranking 2019 team
É bem difícil fazer comparações "justas" entre universidades com realidades muito distintas. Quais critérios usar? Quais os indicadores? Produção acadêmica? Número de prêmios? Número de alunos? Total de patentes? Número de pesquisadores? Impacto das publicações?

O Leiden Ranking (Universidade de Leiden - Holanda, ver aqui) permite fazer comparações entre instituições de todo o mundo que apresentam um elevado número de publicações científicas. Centros altamente produtivos e de excelência, mas que apresentam a produção concentrada em uma área muito específica (ex: IMPA - matemática, ITA - engenharias) acabam ficando de fora. Grandes universidades levam vantagem. Resumidamente, o Leiden Ranking oferece informações importantes sobre o desempenho científico de quase 1000 grandes universidades em todo o mundo. Selecionando os indicadores desejados, são gerados resultados e comparados os desempenhos das universidades.

O Leiden Ranking é baseado em publicações que estão no banco de dados Web of Science produzido pela Clarivate Analytics. As estatísticas mais atualizadas disponibilizadas no ranking são baseadas em publicações no período de 2014 a 2017, mas as estatísticas também são fornecidas para períodos anteriores. O Web of Science inclui vários índices de citação. O Leiden Ranking usa o Science Citation Index Expanded, o Social Sciences Citation Index e o Arts Humanities Citation Index. Somente publicações do artigo e revisão dos tipos de documento Web of Science são levadas em consideração. O ranking não considera publicações de livros, publicações em anais de conferências e publicações em periódicos não indexados nos índices de citações acima mencionados do Web of Science.

Selecionando somente as universidade brasileiras, a classificação por total de produção é:


As 23 universidade brasileiras que entraram nesse ranking são todas públicas. É muita balbúrdia senhor ministro!

* Para uma análise bem mais detalhada ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário