terça-feira, 25 de junho de 2019

Dica de leitura: Passeio Aleatório


"Passeio Aleatório pela ciência do dia a dia" é um pequeno livro do português Nuno Crato cheio de histórias e curiosidades, muitas relacionadas com a ciência ou o seu uso no cotidiano. São diversas histórias curtas (ou mini ensaios) agrupados em vários temas, como, por exemplo, "contas", "física", "ciência na cozinha", "aventuras digitais", "nosso planeta", "palavras e mitos". Vale a pena a leitura.

Um trecho do livro (Palavras e mitos - Eliminar palavras inúteis):

«Strunk and White» é um livro despretensioso. Limita-se a ser uma colecção de regras de escrita. Explica onde se deve colocar a vírgula e onde se deve colocar o ponto final, recomenda que não se misturem os tempos verbais, lista palavras e expressões habitualmente mal usadas. Por detrás de tudo está uma filosofia de escrita: usar palavras simples, escrever frases compreensíveis, eliminar sentidos ambíguos, comunicar com o leitor, evitar todos os obstáculos à compreensão das ideias. 

Infelizmente, não conheço nada semelhante em português. E bem necessário seria, pois uma das pechas mais habituais na nossa escrita é a falta de clareza e de parcimónia. Escolho quase ao acaso na crítica literária de um jornal diário e encontro: « esse corpo poemático imagina-se a correlativa angulosidade orgânica...» Virome para um relatório universitário e leio: «Existem as competências a nível nacional para iniciar e completar a implementação de soluções globais e sistémicas de cariz moderno para a problemática referida». Ao redactor do primeiro extracto nada posso sugerir, pois nem sequer o compreendo. No segundo, em 24 palavras consigo contar várias inúteis: «nível», «sistémicas», «cariz»... Não se poderia dizer simplesmente «temos capacidade no país para resolver o problema»? Seriam apenas oito palavras, um terço do original.*

* existe também uma versão do livro adaptada ao português falado no Brasil.

Sobre Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato:

Nuno Crato, investigador e professor de matemática e estatística no ISEG, é autor de uma vasta obra de divulgação da ciência com mais de uma dezena de livros – incluindo edições internacionais – e centenas de colaborações na imprensa, rádio e televisão. Foi galardoado em 2003 com o primeiro prémio no concurso Public Awareness of Mathematics, promovido pela Sociedade Europeia de Matemática. Em 2008 a Comissão Europeia atribuiu-lhe um European Science Award pelo seu trabalho de divulgação científica. Fonte aqui. Outras informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário