quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Finitude Humana


Hoje, dia 02 de novembro, é dia de finados (ou Dia dos Fiéis Defuntos) no Brasil, um feriado nacional. Nesta data pensamos com mais ênfase sobre a vida e morte de nossos entes queridos que já não estão mais aqui e sobre o nosso próprio fim nesta Terra. Sabemos que não viveremos para sempre, temos consciência disso muito embora esqueçamos com frequência desse "detalhe".

Justamente por termos essa consciência de um fim, muitos de nós se esforçam para deixar algum tipo de "legado" para nosso filhos, familiares ou a humanidade. Alguns tentam amealhar o maior patrimônio possível, outros procuram deixar o nome na história, alguns escrevem livros para tentarem se eternizar na memória dos leitores. Alguns vão tocando a vida sem essas preocupações.

No final, o mais importante é deixar boas lembranças, fazer nossos trabalhos o mais corretamente possível e valorizar os bons momentos com a família e os amigos, sem esquecer de ajudar a todos aqueles que passam por nossas vidas. Se lembrar daqueles que morreram é importante, ou tem alguma importância, saber deixar um bom legado em vida e influenciar positivamente a vida dos que nos cercam é ainda mais fundamental.

Outras duas postagens com esse tema: aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário