segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Dica de leitura: A Equação que Ninguém Conseguia Resolver



O livro A Equação que Ninguém Conseguia Resolver: Como um Gênio da Matemática Descobriu a Linguagem da Simetria do escritor Mário Livio é uma interessante história sobre como os matemáticos lutaram para resolver um problema aparentemente não tão complicado: como resolver uma equação de quarto ou quinto grau? Resolver uma equação linear é fácil, uma equação de segundo grau é mais difícil e uma equação de grau maior é muito mais difícil ou mesmo impossível.

Na leitura desse livro passamos pela história nenhum pouco enfadonha da matemática e dos matemáticos que, para resolver um problema mais ou menos específico, como a solução de equação cúbica, tiveram que "inventar" números complexos, por exemplo. Outros campos da matemática surgiram da tentativa de solucionar esse problema, complicações diretas para a ciência moderna, incluindo a física quântica, a simetria e os fundamentos para a busca de uma "teoria de tudo".

O autor destaca os trabalhos de dois jovens gênios matemáticos: Niels Henrik Abel (1802-1829) e Évariste Galois (1811-1832), duas figuras trágicas da história da matemática. Sobre o escritor Mario Livio, ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário