domingo, 18 de dezembro de 2016

Notícia ou afirmação falsa - sendo um pouco mais criterioso

Original e fonte aqui.
Já falei sobre esse assunto, notícias falsas na internet, especialmente nas redes sociais (ver aqui), porém cada vez mais esse problema vem se acentuando. A propagação de notícias falsas, hoax*, boatos ou frases erroneamente atribuídas a personagens bem conhecidos vem crescendo nas redes sociais, ainda mais nesses tempos políticos turbulentos.

Distinguir um fato verdadeiro de um falso pode não ser trivial, especialmente para os mais jovens, como mostra uma pesquisa recente divulgada no The Wall Street Journal - Most Students Don’t Know When News Is Fake, Stanford Study Finds (ver aqui e aqui). É necessário manter sempre o desconfiômetro ligado.

Se você não quer ser um agente propagador de notícias falsas, é necessário seguir algumas regras básicas. A primeira é conferir se a notícia merece credibilidade de fato, é necessário questionar a fonte. Essa notícia já foi divulgada em algum site de notícias de um grande veículo de comunicação? Ela apresenta um autor e data bem identificados? Se você não tem tempo para isso e tem alguma dúvida sobre a suposta novidade, então é melhor não repercutir.

Algumas dicas (ver, por exemplo, aqui e aqui):
  • Pesquise antes de reproduzir a notícia. Se for uma informação verdadeira, ela já deve ter sido publicada em outros lugares. Se ela existe somente em um único site ou blog, deve ser falsa.
  • Verifique se o site que publicou a notícia que você está conferindo já publicou histórias absurdas ou notadamente falsas.
  • Confira a sua suposta notícia em sites especializados em boatos, como o e-farsas e o boatos.org.
  • Antes de compartilhar, leia todo o conteúdo da notícia. Uma simples leitura pode levar você a ter certeza de que a notícia é falsa.
  • Tente ir atrás da fonte original ou do autor original da informação.
  • Facebook e outras redes sociais não são sites de notícias e sim de entretenimento, mas acabam servindo para propagar um grande número de falsas notícias.
  • Algumas frases, pensamentos ou sentenças atribuídas a pessoas famosas (ex: o Papa Francisco)simplesmente são de outras pessoas ou autores desconhecidos. Sempre ficar atento.
* o hoax é um tipo de SPAM - em poucas palavras, mensagens não solicitadas enviadas a várias pessoas. O conteúdo de um SPAM pode ter várias finalidades. No caso do hoax, como você já sabe, é o de propagar boatos pela internet de forma que a informação distorcida chegue ao maior número possível de indivíduos. - Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário