quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Dica de leitura: "O Poder dos Quietos"

“... não existe introvertido ou extrovertido puro. Um homem assim estaria em um sanatório para lunáticos”. Carl Jung. 


Raramente eu recomendo a leitura de um best seller, mas "O poder dos quietos: como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar" de Suscan Cain é um livro que vale a leitura tanto para quem se considera "tímido" (ou introvertido) quando para quem convive com um. Uma resenha do livro:
Com argumentos cativantes, uma extensa pesquisa e repleto de inesquecíveis histórias reais, 'O poder dos quietos' mostra como os tímidos e introvertidos são subvalorizados, e como todos perdem com isso. Partindo da ascensão do Ideal da Extroversão no século XX, Susan Cain questiona os valores dominantes no mundo empresarial de hoje, no qual a colaboração forçada pode bloquear o caminho da inovação e no qual o potencial de liderança dos introvertidos é frequentemente negligenciado. De modo inspirador, a autora nos apresenta histórias de introvertidos de sucesso e oferece inestimáveis conselhos sobre como os tímidos podem tirar vantagem das suas características. Em 'O poder dos quietos', Susan Cain contempla também as crianças introvertidas, em capítulo especial com dicas para pais e professores. Um livro extraordinário, que tem o poder de mudar para sempre a maneira como os tímidos e introvertidos se veem e, talvez mais importante, como as outras pessoas os veem.
Trecho inicial da "Nota da Autora":
Oficialmente, tenho trabalhado neste livro desde 2005, e não oficialmente durante toda a minha vida adulta. Falei com e escrevi para centenas, talvez milhares de pessoas, sobre os tópicos presentes aqui e li muitos livros, artigos acadêmicos, reportagens, discussões em chats e posts de blogs. Alguns deles menciono no livro, outros forneceram informação para quase todas as frases que escrevi. O poder dos quietos se apoia em muitos depoimentos, principalmente de acadêmicos e pesquisadores que tanto me ensinaram. Num mundo ideal, eu teria nomeado cada uma das minhas fontes, mentores e entrevistados. Mas em nome de uma leitura mais fácil, alguns deles aparecem apenas nas notas e agradecimentos. 
Uma palestra de Susan Cain no TED:
Link para a palestra aqui.

Um comentário: