terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resoluções (atrasadas) de ano novo!


Figura original aqui.
O ano novo já começou, mas as resoluções só chegaram (atrasadas) agora. As do ano passado podem ser vistas aqui. As resoluções de 2014 estão focadas na minha atividade profissional mais importante:

  • Preparar as aulas! Esse negócio de chegar em sala de aula ainda pensando o que vai falar é uma furada! Só um estudante muito desatento não percebe que o professor (no caso, eu mesmo) está meio perdido.
  • Marcar provas de olho no calendário e com boa antecedência! Chegar ao final do semestre com as provas por corrigir e lançar no sistema na prorrogação do 2o. tempo não é legal. 
  • Ter um Plano B para as (muitas) eventualidades que podem aparecer durante uma aula. Ser brasileiro e não ter um pouco de jogo de cintura é o mesmo que ser irrealista. 
  • Lembrar que eu não sou o dono da verdade (embora ela quase sempre esteja do meu lado, nem que seja à força)! 
  • Tratar a todos, inclusive os estudantes, com todo o respeito que merecem (mesmo quando não estão merecendo naquele momento).
  • Entregar as notas dentro de um prazo razoável (por exemplo: antes da próxima avaliação) e ter paciência com respostas "criativas" e fora dos "padrões" esperados.
  • Dar mais espaço para que os estudantes mostrem que estão acompanhando as aulas e entendendo (ou não) o assunto tratado.
  • Arrumar mais tempo para acompanhar os meus bolsistas e orientados.
  • Só entrar no facebook depois de fazer todas as outras atividades importantes! 

Esqueci alguma coisa importante?! Bom e próspero 2014 a todos!

Um comentário: