sábado, 14 de setembro de 2013

Quantos gênios da ciência você consegue identificar nessas fotos?

Foto "original" aqui.
Essa é uma versão restaurada da foto original de 1927 de uma das famosas conferências Salvoy. A primeira ocorreu em 1911 (ver foto abaixo), a última foi em 2011 (ver aqui).

A primeira conferência Solvay, 1911. Fonte aqui.
Solvay.
Ernest Solvay nasceu em 1838. Desde muito jovem, ele exibiu uma paixão física, química e história natural, e com a idade de 23, ele e seu irmão Alfred desenvolveram um novo processo para a produção industrial de carbonato de sódio. Eles fundaram a empresa Solvay & Cie em 24 de dezembro de 1863, que quase faliu em várias ocasiões durante os quase 10 anos que levou para aperfeiçoar o processo. Mas no final eles conseguiram.

De 1870 a 1880, Solvay promoveu a expansão global da empresa. As fábricas foram criadas na Bélgica, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Ernest Solvay supervisionou a organização e desenvolvimento deste império industrial com uma visão notável. Por exemplo, ele foi um dos primeiros a fazer uso industrial de eletrólise.

A paixão de Solvay pela ciência foi novamente expressa em 1911, quando ele organizou uma reunião em Bruxelas com a maior parte dos mais famosos físicos e químicos da época. Entre os participantes estavam Marie Curie, Albert Einstein, Max Planck, Ernest Rutherford, Henri Poincaré, Maurice de Broglie, A. Sommerfeld, J. H. Jeans e P. Langevin. Este foi o nascimento da Conselho Internacional de Física Solvay (Solvay international physics council), que ocorreu 20 vezes entre 1911 e 1991, reunindo alguns dos mais brilhantes cientistas do mundo.

Solvay morreu em 1922 com a idade de 83 anos. Um total de 24 Conferências Solvay de Física e 22 Conferências Solvay em Química foram realizadas, a maioria delas em Bruxelas, de acordo com a tradição iniciada por Lorentz.

Fontes e para saber mais sobre Ernest G. J. Solvay (1838 – 1922) e suas conferências, click aqui ou aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário