domingo, 3 de fevereiro de 2013

Para um pré-carnaval mais culto: novas dicas de leitura


Porque o Brasil é do jeito que é? Porque temos tanta corrupção nos governos e fora dele? Esse é um problema cultural? Porque o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil? E qual a influência de Napoleão (isso mesmo, o famoso general francês) nessa história toda? Essas e outras questões podem ser (pelo menos parcialmente) respondidas com uma leitura do livro “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil“ do jornalista Laurentino Gomes. A leitura é muito informativa e leve, vale a pena gastar algumas horas com esse livro.


Já “Lições de Abismo” de Gustavo Corção é literatura de alto nível e exige um pouco mais de atenção. Gustavo Corção não é um autor muito conhecido, mas sua literatura é de primeira linha e também vale a leitura. Talvez a dificuldade seja encontrar algum livro dele à venda nas livrarias. Um pequeno trecho:

  • E agora começa a gesticulação lentíssima das flores. Acordam, espreguiçam-se, dançam, num ritmo fora do meu ritmo, escondendo na lentidão , que promete séculos de vida, a doçura infinita de seus gestos perfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário