sábado, 30 de junho de 2012

Fotos da última rodada e do encerramento do Memorial Acioli Borges

Quase todos os participantes puderam ficar até o final da cerimônia de encerramento.

Foi concluído hoje (sábado), no início da noite, o X Memorial Acioli Borges. Este torneio contou com a participação de mais de vinte jogadores de Fortaleza e cidades vizinhas, tendo um bom nível técnico. O grande campeão foi Hugo Leonardo, professor do IFCE, invícto, fazendo um total de 6,5 pontos e sete possíveis. Hugo cedo um empate a Pedro Lima Neto em uma posição bastante equilibrada. A melhor feminino foi, mais uma vez, Vanessa Ketlyn com 4 pontos.

Algumas fotos da última rodada e da premiação:

Vanessa recebendo premiação do Marcius Brandão (que só aparceu para ficar nas fotos).

2a. melhor feminino: Juliana com patrocinador do Torneio, o senhor Vicente Francimar.
Hugo Leonardo recebendo o troféu das mãos de Francimar.

O xadrez une as pessoas: Aloísio recebendo a premiação pelo seu bom desepenho.
Stênio x Vanessa: final sendo observado por uma pequena multidão.
Lances inicias nas primeiras mesas.
Mesa 01: Hugo x Pedro Lima.
"Bagunça" inicial instantes antes de começar a última rodada.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Divulgando: Curso de extensão na área de desenvolvimento de hardware

Fonte: http://www.altium.com/.

Já estão abertas as inscrições do curso de extensão voltado para a área de desenvolvimento de hardware:

PROJETO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO COM ALTIUM DESIGNER.

Este curso é voltado para quem deseja dominar as técnicas de projeto e desenvolvimento de placas de circuito impresso usando um dos CAD`s mais completo no mercado.
Os alunos que participarem receberão uma licença oficial do CAD Altium Designer. O curso será de segunda à sexta no período da tarde durante a segunda quinzena de julho.

Objetivo Geral:
Capacitar alunos, técnicos e profissionais para o projeto de placas de circuito impresso utilizando um software CAD (Computer Aided Design).

Objetivos Específicos:
Apresentar as técnicas envolvidas no projeto de placas de circuito impresso, englobando todas as etapas do processo, desde a concepção do circuito até a geração dos arquivos necessários para a fabricação da placa. Todas as técnicas e processos serão vistos utilizando o CAD Altium Designer.

Professor: Marcelo Ferreira de Sousa
Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia de Teleinformática pela UFC, atua há mais de 18 anos em projetos de hardware utilizando CAD para projeto de PCB. Fez treinamentos em High Speed Design e Signal Integrity nos Estados Unidos. Utiliza o software Altium Designer desde 1998 (desde a versão Protel). Desenvolveu placas de circuito impresso para empresas como IBM, Tyco, Fujitec, HP, Dígitro, Nansen e outros. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Computação da Unifor.


Você pode obter todas as informações detalhadas no link aqui - Unifor.

Obs: o Marcelo foi meu colega de faculdade e de trabalho. Ele era quase tão bom quanto eu.  ;-)

domingo, 24 de junho de 2012

Xadrez - Memorial Acioli Borges - Fotos da 4a. rodada.

Logo no início da 4a. rodada. Alguns jogadores chegaram uns poucos minutos atrasados.
Não me foi possível participar do Acioli Borges, mas, com a ajuda de uma carona do Stênio,  resolvi fazer um registro fotográfico da 4a. rodada. Os jogos, quase todos, foram equilibrados e somente depois de mais de uma hora do início do torneio é que começaram a cair os primeiros enxadristas. 
Na minha opinião, não ocorreram surpresas. Hugo Leonado tem até agora 100% de aproveitamento, sendo o líder isolado do torneio. O seu jogo contra o experiente Edmar Monte foi equilibrado até quase o final. Aloísio chegou a um final superior contra Moézio e não cometeu erros, levando o ponto. Pedro Lima Neto mostrou também não teve maiores dificuldades depois de um erro cometido pelo seu adversário. E Vanessa não teve o menor "respeito" diante do veterano Irineu.

Fotos do início da rodada:











Fotos dos últimos lances em alguma mesas


Jorge Nogueira x Laroca. O 'Tal' Laroca aprontou mais uma das suas.

Stênio x Tibério. Destaque para o exemplo de superação de Tibério, mas Stênio jogou de forma sólida e garantiu a vitória depois de um jogo bem equilibrado. Foi o último a ser definido.



sábado, 23 de junho de 2012

IFCE: fim da greve silenciosa?


O IFCE (e vários outros institutos federais e universidades) está em greve a vários dias, mas para quem está de fora desse processo até parece que nada mudou. Nossa greve é silenciosa. Pouco afeta a vida de quem não é estudante, professor ou pertence ao quadro administrativo. Talvez isso comece a mudar na próxima semana.

Recebi o seguinte informe do professor Marcelo Marques e divulgo aqui no blog.

Convocamos a comunidade ifceana (professores, técnicos administrativos e estudantes) a se fazerem presentes à REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE, que se realizará, segunda-feira, dia 25 de junho de 2012, no pátio interno no IFCE, no campus Fortaleza, às 9 horas, para construir e organizar as manifestações públicas externas e internas para conferirmos visibilidade à greve.
 

Atividades de mobilização:
 

25 de junho – Debate na Reitoria da UFC sobre a campanha dos 10% do PIB para a Educação (presença dos deputados Inácio Arruda, Artur Bruno e Ariosto Holanda);
27 de junho – Ato de doação de sangue;
29 de junho – Ato quando da matricula do Sisu (divulgação de carta pública);
29 de junho – Manifestação cultural m apoio à greve (Arraiá Junino do IFCE);
02 de julho – Ato quando da matricula do Sisu (divulgação de carta pública);
04 de julho – Ato público (passeata e manifestação na Praça do Ferreira).
 

Propostas sem datas marcadas:
 

Atos públicos concomitantes à se realizarem nos campus Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte;
Tuitaço sobre o tema greve dos servidores públicos federais;
Programação interna contendo apresentação de filmes, debates, palestras e atividades culturais
.

Nota oficial do IFCE sobre a greve aqui.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Colação de Grau - Turma 2011.2


Ontem a noite ocorreu a colação de grau dos cursos superiores do IFCE - Campus Fortaleza. Para mim, muito mais que uma "obrigação" formal, foi um prazer e uma alegria poder compartilhar esse evento com vários de meus ex-alunos, agora bacharéis em engenharia de telecomunicações, engenharia de computação e tecnólogos em telemática. Abaixo, algumas fotos dessa festa!

Obs: fotos devidamente "roubadas" do facebook (espero que autorização para divulgar esteja implícita!). Infelizmente, me desencontrei com o pessoal da Telemática e não tirei nenhuma fotografia com eles.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vamos ajudar a mandar o Dawton ao Pan Americano!

Fonte das figuras: http://www.fideamerica.com e xadrezcearense.com.br.

Devido ao seu excelente desempenho no xadrez, Dawton Lemos (ver postagem aqui) tem direito a participar do Pan Americano de Xadrez que irá ocorrer em Lima, Peru (mais informações aqui). Mas ter direito não significa ter condições financeiras para isso. A Federação Cearense de Xadrez, por intermédio do deputado Federal José Aírton e do prefeito de Juazeiro, Manoel Santana Neto, está viabilizando as passagens o Dawton, mas serão necessários mais recursos. Para resolver essa pequena pendência (tipo peão dobrado bloqueando o par de bispos), basta fazermos uma manobra simples (quase indolor): um pequeno "sacrifício" monetário! Só reforçando: ele será o nosso representante no Pan!

Para colaborar deposite qualquer valor (por favor, vamos depositar "qualquer valor" acima de R$ 20,00) na conta abaixo:
  • Banco: Banco do Brasil
  • Nome do Titular: Dawton Almino Lemos
  • Agência: 0433-2
  • Conta Corrente: 52.946-X

Fonte: xadrezcearense.com.br.

sábado, 16 de junho de 2012

É amanhã: 4ª Etapa do Circuito Fortaleza – Esporte, Arte e Lazer.


PV: futebol ou xadrez? Xadrez!

A 4ª Etapa do Circuito Fortaleza – Esporte, Arte e Lazer de xadrez acontece nesse domingo, iniciando às 9 h teremos o Congresso Técnico e a 1ª Rodada, as demais rodadas acontecendo sucessivamente. O intervalo para o almoço será anunciado durante a programação, conforme andamento da competição. Após a última rodada. Cerimônia de premiação e encerramento. Já são mais de 65 inscritos. Mais informações:


Local:  Estádio Presidente Vargas – Rua Mal Deodoro s/n – Fortaleza, 60020-060


Data: 17/06/2012 (Domingo)


ORGANIZAÇÃO: JACINTA MARIA SILVA RODRIGUES.


DIRETOR DO TORNEIO: Dr. ERON MOREIRA.


EQUIPE DE ARBITRAGEM: MOEZIO CORREIA NUNES, JACINTA MARIA SILVA RODRIGUES E DANIEL RIBEIRO BENTO DUARTE.


INSCRIÇÕES: Gratuitas. Confirmar inscrições pelo e-mail: moezionunes@yahoo.com.br. Contato: (85) 9658.4985 Moezio Nunes.



A organização do evento se reserva ao direito de não receber inscrições no dia do evento, conforme condições de espaço físico. O campeão do circuito, terá uma vaga na final do Campeonato Cearense de Xadrez Rápido. SISTEMA DE DISPUTA: Suíço em 07 (sete) rodadas. Cadência: 15 min KO.
Fonte e outras informações: xadrezcearense.com.br.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

IFCE novamente entra em greve


Depois da comunicação de informes, inclusive informes jurídicos, e da análise de conjectura foi decretado o início da greve por quase unanimidade (com apenas seis abstenções e um voto contra que não foi contabilizado - não foi visto pela mesa condutora dos trabalhos). Oficialmente, a greve se inicia amanhã, quinta-feira.
Encaminhamentos: formação de uma comissão de ética, uma comissão de imprensa e uma comissão de mobilização. Outro encaminhamento: propor o trabalho em conjunto dos sindicatos da UFC, UNILAB e IFCE. O fim da assembléia ocorreu por volta das 18h e 20 minutos. A próxima assembléia ficou marcada para o dia 22 de junho às 15h.

Passando de 10.000 visitas!


Meu muito obrigado ao público que visita o blog! Desde de quando (setembro/2011) eu resolvi investir um pouco mais de tempo aqui já foram mais de 10.000 visitas! Sem dúvida, um número "redondo"! Ok, estou contando com as minhas próprias visitas ... 

Na origem deste blog (em 2009) com o "Primus", eu pensei em publicar alguma coisa sobre matemática, pequenos contos, poemas e coisas literárias. Pensei melhor e poupei 10.000 leitores desse sofrimento. Em 2010 quase desistir de manter o blog no ar, foram apenas sete postagens. Em 2011, junto com o interesse pelo xadrez, resolvi reassumir o trabalho aqui (cada postagem me consome, em média, uns 30 a 50 minutos, às vezes, muito mais tempo).

Os temas mais presentes no blog giram em torno de xadrez (uma paixão que sempre fica em segundo plano - contingências da vida), divulgação científica e afins, notícias na área social, humor e informes aos estudantes do IFCE

Evito, quase sempre, se emitir opiniões pessoais sobre temas polêmicos.  Não tenho vocação para comprar briga. E uma coisa aprendi: "blogar é perigoso".

Um pouco de estatística do blog:
 


terça-feira, 12 de junho de 2012

Divulgando: ainda dá tempo de jogar o X Memorial Acioli Borges


Começa na noite de 14 de junho (quarta-feira) o já tradicional torneio de xadrez pensado Memorial Acioli Borges, na sua décima edição. No total estarão em jogo R$ 1.300,00 em prêmios. O local será o Centro de Xadrez – Colégio Farias Brito Aldeota (Av. Dom Luis, 284 – Fortaleza/CE). Poderão participar  todos  os  jogadores em dia com a anuidade 2012 (FIDE ou CBX).

Até o dia 13/06/2012, no valor de R$ 15,00 para Menores de idade e R$30,00 para os demais jogadores por meio de depósito em conta corrente (Banco do Brasil, Agência:.3302-2, Conta:. 30460-3), ou no dia do evento, em dinheiro, no valor de R$ 50,00. Informações, confirmação de inscrição e comprovante de depósito via email: xadrezcearense@yahoo.com.br e nailton.marques@hotmail.com.


Mais informações: xadrezcearense.com.br.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sistema solar: um pouco de caos

Alguns dos asteróides próximos à orbita da Terra. Fonte: http://staff.on.br/froig/

A palavra grega "cosmos" (κόσμος, transliteração: kósmos) significa "harmônia", "ordem". Os povos antigos, em especial os gregos, olhavam para o céu noturno e enchegarvam nele uma ordem e uma harmonia que não viam no mundo dos homens. O mundo celeste era previsível, imutável, estável. Eles estavam enganados.
Hoje sabemos que um sistema formado por três ou mais corpos é caótico, o Sistema Solar é caótico, já foi muito mais no passado (bilhões de anos atrás). Sistemas caóticos são caracterizados pela sensibilidade extrema às condições iniciais. O sistema torna-se imprevisível a longo prazo.
Aparente, a "harmonia" é apenas uma ilusão devido a escala de tempo: milhares de anos são pouco para podermos perceber a desordem que reina aqui no Sistema Solar. Daqui a bilhões de anos tudo vai estar muito diferente: o Sol estará se transformando em uma gigante vermelha, Marte, provavelmente, não terá mais nenhum satélite (Fobos terá sido destruído enquanto cai em Marte, Deimos terá escapado da órbita atual), a Lua estará muito mais distante da Terra, somente os planetas gigantes se manterão mais ou menos como estão hoje.
Mas fique tranquilo, o mundo não se acabar em 21 de dezembro de 2012, nem o Sol vai sumir. Nos próximos milênios o céu vai continuar essencialmente o mesmo que é hoje. O mundo dos homens é que vai continuar se transformando.

Para saber mais:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Divulgando: Curso de Microcontroladores PIC 18

MICROCONTROLADORES PIC18 - PROGRAMAÇÃO EM C USANDO C18
  • Objetivos:
Geral:
Entender a arquitetura e operação dos elementos de uma unidade processadora. Conhecer as diferenças entre microcontrolador e microprocessador. Compreender o princípio básico de funcionamento de um microcontrolador. Conhecer as interfaces básicas entre o sistema microcontrolado e o meio externo. Ler, interpretar e desenvolver programas na linguagem C para PIC18. Compreender periféricos dos
microcontroladores, como: comunicação serial, conversor analógico/digital e timer.

Específicos:
- Descrever o funcionamento dos microcontroladores PIC18;
- Indicar e selecionar elementos e dispositivos para uso em sistemas
microcontrolados;
- Utilizar os registradores, memória e periféricos do PIC18;
- Aplicar técnicas de programação em C para microcontroladores PIC18;
- Dominar a utilização do compilador C18 da Microchip, utilizando linguagem C;
- Especificar um microcontrolador adequado à automação em função das
características do processo;
- Conceber, desenvolver e implementar projetos baseado em
microcontroladores utilizando: leds, teclados matriciais, Conversores
A/D e D/A, LCD alfanuméricos, displays de dígitos, leituras e
interpretação de sensores, geração e controle PWM, dentre outros.

Público Alvo:
Este curso destina-se a estudantes, professores, técnicos, engenheiros, hobistas e profissionais em geral, que desejam uma capacitação para o exercício das funções de desenvolvedor de programas em linguagem C para microcontroladores da família PIC18F.

* Conhecimentos necessários para participação no curso:
- Experiência em algoritmos na forma de fluxogramas e diagramas de blocos;
- Conhecer os recursos fundamentais da linguagem C (padrão ANSI-C);
- Conhecer os recursos básicos de eletrônica digital e analógica
(transistores, relés, portas lógicas, leds, diodos, tensão, corrente)
e manipulação de equipamentos de medição (osciloscópio, multimetros,
amperimetros, etc.).

* Calendário
Período de inscrições: Até 18 de junho de 2012 ou enquanto houver vagas.
Período do curso: de 02 a 13 de julho de 2012.

* Horário: 13h30 às 17h30 (2ª a 6ª feira)

* Carga Horária: 40h

* Kit de Desenvolvimento
Cada aluno deste curso receberá gratuitamente o seguinte Kit de Desenvolvimento:

Modelo: O MultiPIC Advanced
Fabricante: Smart Radio
http://www.smartradio.com.br/loja-pic/?id=27

Descrição:
O MultiPIC Advanced é um prático e versátil sistema de aprendizado de
microcontroladores PIC (PIC18F4520), como também poderá ser ajudá-lo
no desenvolvimento de projetos.

Principais recursos:
- Gravador USB integrado
- LCD 16x2 padrão HD44780
- Memória E2Prom i2C 24C04
- 4 Displays 7 segmentos
- Interface Serial RS232
- Teclado com 12 teclas
- Trimpot p/ AD
- 8 Leds
- Saída PWM
- 01 Saída com Relé
- Buzzer
- Conector de Expansão padrão de 40 pinos com todos IOs do PIC
- Área matriz de ilha p/ montagens
- Conector auxiliar entrada de alimentação c/ regulador
- E mais: Alimentação através da USB, entrada para Gravador/Debuger USB;
- Hardware Compatível com outras linguages e compiladores e diversos livros

* Maiores informacoes em:
http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3757&Itemid=1408

Trânsito de Vênus pelo Sol

Foto da Nasa.

Aconteceu ontem, mas não foi visível no Brasil, o trânsito do planeta Vênus pelo Sol. Esse fenômeno é relativamente raro. O próximo somente no ano 2117. Para saber mais sobre esse evento e sua importância para a astronomia, ver o blog do Cássio Barbosa.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alguns mistérios do Universo.

Adaptado de sciencemag.org.

O conhecimento humano cresceu muito nos últimos séculos a tal ponto que Galileu, Kepler, Newton teriam que voltar à sala de aula para aprenderem coisas "básicas" que qualquer estudante universitário de Física ou Engenharia domina. Mesmo assim, existem muitos pontos obscuros e mistérios a serem esclarecidos. Trabalho é o que não falta tanto para físicos teóricos quanto experimentais. Alguns deles:

O que é energia escura?
Há 14 anos, os cientistas descobriram a energia escura, mas ainda não conseguiram explicar exatamente o que ela é. Pelos conhecimentos que a humanidade tem de física, a expansão do Universo deveria ser cada vez mais lenta. Porém, a expansão está, na verdade, se acelerando. A – desconhecida – causa dessa aceleração recebeu o nome de energia escura.

Qual é a temperatura da matéria escura?
A “matéria escura” é uma teoria desenvolvida em 1933 para explicar como as galáxias se mantêm unidas. Uma quantidade de massa invisível explicaria o campo gravitacional que une os corpos celestes de uma galáxia.

Onde estão os bárions desaparecidos?
Bárion é um termo genérico para descrever as partículas subatômicas, como os prótons e os nêutrons. Pelos cálculos dos astrônomos, cerca de 10% da massa bariônica do Universo está nas galáxias. Gases quentes intergalácticos também formam 10% do Universo, e outros 30% são nuvens de gases frios.

Como as estrelas explodem?
A morte de uma estrela não é um processo pacífico. Depois de brilharem por milhões, muitas vezes bilhões de anos, elas se transformam em uma bola de fogo gigante conhecida como “supernova”. As supernovas já são objeto de estudo científico há décadas, mas ainda não está claro para os astrônomos quais são os processos que antecedem a explosão dentro das estrelas.

O que reionizou o Universo?
O estudo da história do Universo tem uma lacuna importante que diz respeito ao que acontece dentro dos átomos. De acordo com a teoria, o Big Bang, a explosão que deu início ao Universo como conhecemos, aconteceu há 13,7 bilhões de anos.

Por que o Sistema Solar é tão bizarro?
Pelo Universo afora, planetas de todos os tipos – quentes, frios, rochosos, gasosos, grandes e pequenos – giram ao redor de estrelas. O Sol é capaz de reunir essa diversidade de planetas em torno de si.

Por que a coroa solar é tão quente?
No interior do Sol, onde ocorre fusão nuclear, a temperatura supera os 16 milhões de graus Celsius. Na superfície, a temperatura é bem mais baixa, na casa de 5 mil graus Celsius. Porém, acima da superfície, se forma a coroa solar, onde a temperatura supera 1 milhão de graus Celsius.

Fonte: g1.globo.com/ciencia e www.sciencemag.org/site/special/astro2012.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Divulgando e informando: QMágico

Página inicial do QMágico. Fonte: www.qmagico.com.br
 Nessa última quarta-feira, durante o I Seminário cearense de startups, vimos várias apresentações interessantes sobre o tema de inovação, mas uma me chamou mais a atenção. A apresentação do "QMágico" por Thiago Feijão foi realmente entusiasmada e mostra o quanto somos acomodados em relação à nossa sociedade, em especial à educação dos jovens que estão em uma situação social de risco. Se nossa sociedade e nossos polítos tivessem um sentido de responsabilidade social mais aguçado, os problemas discutidos no Congresso Nacional seriam outros, não haveria espaço nem tolerância para tantos conchavos.

Mas o que é o QMágico? É "uma plataforma baseada no ensino híbrido. Utilizamos vídeos, exercícios interativos e acompanhamento dos alunos para otimizar o processo de aprendizagem." O "aprendizado híbrido (Blended learning) é definido por muitos como a combinação de aprendizado offline e online - unindo os benefícios da presença do professor em sala de aula e dos métodos tradicionais de ensino, com os da utilização de computadores com ferramentas tecnológicas educacionais".

O QMágico é um exemplo do que um pequeno grupo de jovens podem fazer quando querem mudar o mundo! "Pense grande!".

Para ler mais:
fundacaolemann.org.br
veja.abril.com.br/noticia/