segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sistema solar: um pouco de caos

Alguns dos asteróides próximos à orbita da Terra. Fonte: http://staff.on.br/froig/

A palavra grega "cosmos" (κόσμος, transliteração: kósmos) significa "harmônia", "ordem". Os povos antigos, em especial os gregos, olhavam para o céu noturno e enchegarvam nele uma ordem e uma harmonia que não viam no mundo dos homens. O mundo celeste era previsível, imutável, estável. Eles estavam enganados.
Hoje sabemos que um sistema formado por três ou mais corpos é caótico, o Sistema Solar é caótico, já foi muito mais no passado (bilhões de anos atrás). Sistemas caóticos são caracterizados pela sensibilidade extrema às condições iniciais. O sistema torna-se imprevisível a longo prazo.
Aparente, a "harmonia" é apenas uma ilusão devido a escala de tempo: milhares de anos são pouco para podermos perceber a desordem que reina aqui no Sistema Solar. Daqui a bilhões de anos tudo vai estar muito diferente: o Sol estará se transformando em uma gigante vermelha, Marte, provavelmente, não terá mais nenhum satélite (Fobos terá sido destruído enquanto cai em Marte, Deimos terá escapado da órbita atual), a Lua estará muito mais distante da Terra, somente os planetas gigantes se manterão mais ou menos como estão hoje.
Mas fique tranquilo, o mundo não se acabar em 21 de dezembro de 2012, nem o Sol vai sumir. Nos próximos milênios o céu vai continuar essencialmente o mesmo que é hoje. O mundo dos homens é que vai continuar se transformando.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário