quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Divulgando: Xadrez em Roraima.


Morei um ano em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Quando eu morei lá ainda era Território Federal. Hoje, pela primeira vez entrei em contato com a página Ferox (esse nome dá até medo!), para a minha surpresa e satisfação existe muita gente jogando xadrez sério por lá.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Batalha no xadrez: espanhóis versus incas.


O xadrez representa uma batalha entre dois exércitos, duas forças antagônicas que lutam muitas vezes até o último soldado. As peças podem ter várias formas diferentes, além das formas padronizadas para os torneios oficiais. Algumas dessas variações podem criar figuras bem bonitas e mostram um pouco da cultura popular, como podemos ver na figura acima*.

* O jogo de xadrez representando um exército espanhol contra uma tribo inca foi presente de um escritor cearense bem conhecido no meio literário local, que por acaso é um parente bem próximo. Aqui o blog dele.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fazer pesquisa pode gerar processo judicial?


Não, não estamos falando de maus tratos a animais ou testes de medicamentos experimentais em seres humanos, mas de pesquisas acadêmicas que podem eventualmente deixar alguém (ou organização) de mau humor e levar o pesquisador à justiça.
Exemplo? Hermano Castro, pneumologista da Fiocruz, foi surpreendido pela visita de um oficial de Justiça. O funcionário entregou um documento dando prazo de 30 dias para que ele prestasse esclarecimentos sobre estudos e declarações de sua autoria sobre os riscos do amianto, usado em telhas e outros produtos.
Esse tipo de situação é estranha, resultados de pesquisas científicas podem e devem ser contestados com outras pesquisas e não como se fossem opiniões pessoais ou ofensas gratuitas.
Notícia completa no Jornal da Ciência.

Divulgando: Aberto do Brasil - Memorial Luiz Rêgo – Teresina – PI.


Está próximo mais um Aberto do Brasil – Etapa Piauí que terá uma premiação de R$ 4.000,00 reais. Esse torneio será realizado entre os dias 16 a 18 de março, usando Sistema Suiço em 6 Rodadas. A cadência será de 1h + 30 min com acréscimo de 30 seg por movimento para relógios digitais e 2 h “nocaute” para relógios analógicos. A arbitragem fica por conta do AR Júlio Silva e auxiliares. O Diretor do Torneio é José Gomes da Silva da Federação Piauiense de Xadrez - FPIX.

O objetivo do torneio é indicar um participante para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto e incrementar o intercâmbio com enxadristas de outros Estados.

LOCAL: Sede da OAB/ESAPI*, Rua Governador Tibério Nunes, S/N - Bairro Cabral.
* Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESAPI.

Link: Chess-Results.
Link: Página oficial.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Neutrino: mais lento que a luz!

Experimentos de colisão de partículas, fonte: fisicasemeducacao.blogspot.
Bom, depois do carnaval a vida continua e mudando um pouco de assunto, saímos de piadas nerds para algo mais sério: notícias nerds!
Em uma postagem de setembro do ano passado (conferir aqui), havíamos divulgado uma notícia sobre neutrinos viajando mais rápidos que a luz. Muitos cientistas acharam que devia haver algum tipo de erro de medição (ver aqui, por exemplo), alguns pensaram que poderia ser um brecha na Teoria da Relatividade de Einstein.
Foi divulgado hoje que o experimento continha realmente um erro e que Einstein pode continuar descansando em paz. O erro seria na conexão ruim entre o computador e o GPS. Para ler a notícia completa, click aqui.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Piadas Nerds II

Fonte: piadasnerds.com
Aos que conseguem acessar a internet neste período carnavalesco, mais algumas piadas e perguntas Nerds. Se você não entender alguma, pergunte para aquele seu primo chato que passou no vestibular, ele vai adorar mostrar o quanto ele é superior!

Em um avião estavam 4 romanos e um inglês. Qual o nome da aeromoça?
R - Ivone!

O que fazer para resolver o problema de uma dor de cabeça constante?
R - Tire a derivada!

Qual o volume ocupado por um leão morto?
R - Fácil: 4 π R3/3, porque é uma "ex" fera!

Por que Stálin não atende o telefone?
R - Porque ele tem medo de que seja o Trótski.

Qual a banda de rock que mexe com a psique das pessoas?
R - Pink Freud.

Por que o estudante de cálculo numérico não afunda?
R - Porque ele usa ponto flutuante!

A estatística é a arte de torturar os números até que eles contem a verdade!

E contabilidade é a arte de manipular os números até que eles contem o que você quer que seja a verdade!

Ofensa Nerd: aquele cara é tão burro que sabe apenas duas casas decimais do pi.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Turbinando a fotossíntese.

Ciclo da fotossíntese, fonte: blog cienciaehumanidade
Nada como falar sobre fotossíntese (síntese de material orgânico usando a luz como fonte de energia) nesses dias, afinal estamos em pleno período de Carnaval! Não percebeu a ligação? Nem eu, mas o que importa é que nem todos usam esse período para fazer bobagens que acabam por se arrependerem depois. Então, vamos à notícia.

A Natureza é "perfeita", certo? Bom, alguns cientista acham que podem dar uma ajudinha para que as coisas melhorem, por exemplo, a fotossíntese das plantas verdes poderia, segundo esses cientistas, ser acelerada e ter melhor desempenho. Veja a notícia completa no aqui.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Frio em Fortaleza!

Fortaleza hoje de manhã cedo: forte neblina e chuva fraca.


É comum se dizer que Fortaleza tem sol todos os dias, mas não é correto. Por aqui também chove. Hoje está chovendo desde a madrugada e a temperatura muito "baixa" para os padrões locais. Ontem até fez frio (bom, pelo menos para a maioria dos fortalezenses)! A foto acima ilustra bem como está o clima hoje.

Previsão para hoje e para os próximos dias:


Fonte: clima tempo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um pouco de humor: piadas nerds.

Nem só de trabalho se vive, uma pausa para o humor é sempre bem vinda. Então, vamos deixar de enrolar:

  • Tenho Twiter, Orkut, Facebok, blog, ... Quando eu morrer, que meu epotáfio seja: "Enfim off-line".
  • Nerd condenado à morte: "Este ser humano executou uma operação ilegal e teve de ser finalizado".
  • Qual o nome do pai do Magneto? R: Magfilho (via @DouglasMarendaz)
  • Mãe nerd cozinha peixes para o filho quando este vai embora só para ouvi-lo dizer: "Até mais e obrigado pelos peixes".
  • Coração de mãe nerd não se engana, consulta a Wikipédia.
  • Pai nerd sabe que não basta ser pai, é preciso ensinar valores! Por exemplo: π = 3,1415926; e = 2,71828; φ = 1,61803, etc.
  • Porque h(x) não tem derivada? Porque h' tem bico!
  • Três pontinhos não colineares estavam conspirando - "Acho que temos um plano".
  • Por que o namoro do engenheiro da computação acabou? Porque ela descobriu que ele fazia programas.
  • Por que o namoro do engenheiro de telecomunicações acabou? Porque ela não ligava mais para ele.
Fonte e literatura recomendada: Piadas Nerdes.


P.S. Ok, se você não gostou ou não entendeu, não fique triste, você faz parte dos 98% do grupo de pessoas aproximadamente "normais" que andam por aí.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

E o prêmio IgNobel vai para .....

Um brinde à ciência!

O prêmio IgNobel é uma espécie de sátira ao prêmio Nobel dado por uma famosa universidade americana, com regras mais flexíveis e sem premiação em dinheiro. Entre alguns dos ganhadores do IgNobel estão cientistas famosos e até ganhadores do Nobel de Física.

Este ano de 2012 já tem um forte candidato ao IgNobel de Física. O estudo do cientista francês Gérard Liger-Belair sobre bolhas de champanhe é desde já, na nossa opnião, um trabalho que reune todas as características necessárias para levar o merecido prêmio.

Será que teremos uma versão tupiniquim analisando a cerveja?

Para saber mais, ver o link.

Como sobreviver ao Carnaval: algumas dicas práticas.


Não tem jeito, todo ano é a mesma rotina: festa de fim de ano, ressaca, janeiro meio preguiçoso (ou aulas atrasadas da faculdade por causa de alguma greve), vem o mês de fevereiro que tem a virtude de ser mais curto - isso por conta de alguns imperadores romanos com egos super inflamados - e, inevitavelmente, o carnaval!
Diferentemente do que a televisão quer nos fazer acreditar, muitos aproveitam essa data festiva para "fugir" e passar alguns dias tranquilos em alguma cidade pequena longe da agitação, outros para algum retiro espiritual e alguns outros tentam, simplesmente, colocar o sono em dia e se levantar na quarta-feira de cinzas um pouco mais vivo que antes. E ainda, alguns pouquíssimos seguem as recomendações de algum professor carrasco e colocam os estudos em dia.
Mas a verdade é que a maioria cai na farra e não pensa em muita coisa, quer apenas entrar nos blocos e sair por aí pulando junto com a multidão. Para esses, algumas dicas práticas de quem tem larga experiência em sobreviver a essas datas:

  • Se o inimigo é muito maior que você fuja dele: deixe o carnaval de lado. Essa é para quem usou um ou dois neurônios e achou mais prudente deixar a folia para os outros.
  • Se a tentação é grande e não tem como ser evitada, enfrente os perigos em bando! Vá para festas e bagunças devidamente acompanhado por amigos experientes e que tenham prometido que iriam protegê-lo de você mesmo, especialmente quando você estiver com dúvidas se as pessoas têm duas ou mais cabeças por causa do volume de álcool no seu sangue.
  • Não se jogue no mar, nem sozinho nem junto com o seu carro. Para curar a ressaca, o banho de mar pode ser perigoso, especialmente às quatro horas da manhã. Não tente descobrir o porquê. Prefira o uma dose extra de água de coco* e um chuveiro frio.
  • Essas grandes aglomerações acabam atraindo gente muito interessada em você, especialmente nos seus bolsos e pertences. Nunca ande sozinho com coisas de valor.
  • Se alguém sorrir para você não imagine imediatamente que essa pessoa está interessada em você. Verifique se ela não está devidamente acompanhada por algum brutamontes mal humorado. 
  • Por fim, o xadrez (não o jogo de xadrez) talvez não seja o pior lugar para ficar um ou dois dias de carnaval. Lá você vai ficar protegido daquela multidão ensandecida e ligada em 440 volts. Mas espere ficar sóbrio o suficiente para poder perguntar ao carcereiro algo inteligente, como, por exemplo, "como eu vim parar aqui?".
Ok, eu admito que essas regras não são muito boas e são muito gerais, mas é porque eu sempre segui a primeira. As outras eu aprendi conversando com alguns dos sobreviventes. E para quem não quer saber nada disso e está contando os minutos para cair na folia, tem até um relógio com contagem regressiva aqui.

* São muitos os benefícios da água de coco. Além de ser saborosa, o líquido que vem dentro dos cocos tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, é rico em potássio e contém carboidratos fáceis de ser digeridos em forma de açúcar e eletrólitos.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Temos uma nova campeã no xadrez cearense!

Algumas das participantes momentos antes de iniciar a cerimônia de encerramento, raramente o xadrez cearense fica tão bem na foto!

Acabou a pouco o torneio que definiu a campeã cearense de 2011. O número de participantes não foi muito grande, mas o torneio teve um bom nível. Faltou pouco para a jovem Vanessa Ketlyn levar a taça, o primeiro lugar coube a Jéssica Mara. Parabéns a todas as participantes.

Jéssica Mara durante uma das partidas, a sala estava fria.

A diretora do torneio foi a simpática Jacinta Maria, que me deixou vencer alguns partidas de xadrez relâmpago (5 minutos), ok ... ela também venceu algumas outras partidas.

Outra informações no site da federação.

Link no Chess Results aqui.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Xadrez: Final do Campeonato Cearense Feminino 2011.

Está ocorrendo neste final de semana a final do Campeonato Feminino 2011. O torenio está sendo realizado nas dependências do IFCE. Amanhã a tarde já teremos o resultado final. Estão participando oito jogadoras e o nível está muito bom, com a participação da atual campeã e de ex-campeãs.

Realização: Federação Cearense de Xadrez.
Diretora do Torneio:  Jacinta Maria Rodrigues Silva
Algumas fotos:



Moézio é o árbitro.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O tempo não para!

Obra de Salvador Dali.

Estou meio sem tempo para atualizar meu blog e isso me trouxe uma dúvida milenar: o que é o tempo? O que ele significa? Ele é o mesmo para todos? E para os objetos?

Os corpos podem se mover livremente nas três dimensões geométricas, a menos que exista algum impedimento físico (ex: elétrons numa garrafa (armadilha) magnética, ou, para usar um exemplo mais do dia a dia: pessoas em um ônibus (ou trem) super hiper extra lotado). Mas todos estamos obrigados a seguir em uma única direção em relação ao tempo. Alguns mais lentamente (existem pessoas especialistas em desafiar as expectativas de vida mais otimistas, outro exemplo: corpos orbitando perigosamente perto de um buraco negro "envelhecem" mais lentamente), enquanto outros deixam de existir praticamente ao surgirem (alguns corpos extremamente radioativos).

Nada disso, contudo, responde à questão: o que é o tempo? Ele fui continuamente ou em pequenos saltos quânticos? Existe alguma (remota) possibilidade de se criar um máquina do tempo? O tempo é uma variável "independente" em qualquer problema físico, os eventos ocorrem em uma certa sequência (alguns simultaneamente), mas o tempo vai estar sempre lá como uma sombra.

O sentimento de que "o tempo não para" vem de forma mais aguda com a idade. Quando crianças, o tempo é uma coisa tão importante quanto "tomar cuidado com o sol": não ligamos a mínima. Quando o joelho começa a dizer "estou aqui", o ouvido já não percebe os tons mais agudos, a barriga começa a ganhar um volume indisfarçável, começamos a tomar consciência que o tempo (e uma vida meio desleixada) trazem estragos definitivos.

Para concluir, nem tudo são frutos amargos, o tempo pode trazer alguma sabedoria e muitas alegrias, desde que aprendamos com as lições que a vida e o tempo nos trazem a todo momento. Aos mais veteranos: vídeo do Cazuza - O tempo não para.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quantas luas existem em Júpiter?

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Júpiter é um planeta gigante gasoso, o maior do Sistema Solar. Com um pequeno telescópio é possível observar Júpiter como um pequeno disco cercado por até 4 "estrelas" bem próximas: são os maiores satélites naturais dele e conhecidos desde as observações pioneiras de Galileu. Mas quantos satélites Júpiter possui? Dez? Vinte? Trinta? Mais?!
Recentemente foram descobertos mais dois pequenos satélites. Ao todo Júpiter possui (até agora) 66 luas. As menores com apenas alguns km de diâmetro.
Noticia completa aqui.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A matemática é bela!

Fonte: g1.globo.com/ciencia/fotos/2012.
Alguns torcem o nariz (ainda bem que só o nariz e não o pescoço do pobre do professor de matemática), mas a matemática, que me perdoem a física e a engenharia, é bela! Se você duvida, bom, talvez o seu gosto não seja apurado o suficiente - paciência. Você pode conferir na imagem acima se tenho ou não alguma razão.

Sobre a imagem: Konrad Polthier e Konstantin Poelke, autores. Free University of Berlin. Título: Exploring Complex Functions Using Domain Coloring (Explorando funções complexas usando cores). Fonte aqui.

E se você tiver coragem e desejar saber mais clique aqui (publications/Automatic Generation Of Riemann Surface Meshes).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tradewise Gibraltar Chess Festival: Nigel Short campeão!



Mesmo tendo um desempenho espetacular, a jovem chinesa Hou Yifan acabou perdendo o título para Nigel Short no "play-off" por 1,5 x 0,5. Venceu a experiência! O brasileiro melhor colocado foi o Felipe El Debs, com 6,5 pontos, em 32o. lugar. Os primeiros lugares depois da décima e última rodada foram:

Final Ranking after 10 Rounds

Rk.NameFEDRtgPts. TB1
1GMHou YifanCHN26058.02872.0
2GMShort Nigel DENG26778.02838.0
3GMAdams MichaelENG27247.52807.0
4GMMamedyarov ShakhriyarAZE27477.52783.0
5GMBologan ViktorMDA26807.52734.0
6GMSutovsky EmilISR27037.52669.0
7GMLe Quang LiemVIE27147.02733.0
8GMAlmasi ZoltanHUN27177.02730.0
9GMHowell David W LENG26037.02725.0
10GMSasikiran KrishnanIND27007.02717.0

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tradewise Gibraltar Chess Festival: última rodada.


Acontece hoje a última rodada do Tradewise Gibraltar Chess Festival. Um dos destaques desse torneio é a grande participação da jovem chinesa Hou Yifan, campeã mundial, que perdeu apenas uma partida e venceu jogos contra alguns dos melhores do mundo, como mostra a tabela abaixo:


Rd.Bo.SNoNameRtgFEDPts.Res.
12593FMSchiendorfer Emanuel2354SUI5.0w 1
22161IMHunt Adam C2462ENG5.5s 1
334GMAlmasi Zoltan2717HUN6.5w 1
413GMAdams Michael2724ENG7.0w ½
5511GMSasikiran Krishnan2700IND7.0s 0
61857IMMuzychuk Mariya2483UKR5.5s 1
776GMPolgar Judit2710HUN6.0w 1
835GMLe Quang Liem2714VIE6.5w 1
927GMShirov Alexei2710LAT6.0s 1
1012GMMamedyarov Shakhriyar2747AZE7.0w


Na última rodada os principais confrontos são:


Um outro destaque é a boa participação do super veterano Viktor Korchnoi. Os brasileiros Alexandr Fier (GM, 2603), Felipe El Debs (GM, 2497), Roberto Molina (IM, 2415) e Alvaro Aranha Filho (FM, 2307) estão tendo uma participação mais modesta. Alexandr, Roberto e Alvaro precisam vencer na última rodada para não perderem pontos no rating. Felipe está com 6 pontos em 9 e um empate garante a ele uma boa colocação e mais pontos no rating.

Fonte: chess-results.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Notícia ecológica: fim das sacolas plásticas em São Paulo.

No mar, uma sacola plástica pode ser confundida por uma água viva pelos peixes.

Já é de conhecimento de muitos que sacolas plásticas são poluentes e demoram muitos anos para serem degradadas na natureza. O plástico se tornou um dos componentes "importantes" do nosso lixo, especialmente nas grandes cidades. Finalmente, na cidade de São Paulo, as sacolas plásticas deixarão os supermercados.  Os clientes devem usar sacolas retornáveis ou caixas de papelão para levarem as compras para casa. Certamente, ocorrerá um período de adaptação até todos se acostumarem com o fim necessário desse item tão corriqueiro. Quando algo assim vai chegar aqui em Fortaleza?

fonte: g1.globo.com/sao-paulo/noticia.