sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O tempo não para!

Obra de Salvador Dali.

Estou meio sem tempo para atualizar meu blog e isso me trouxe uma dúvida milenar: o que é o tempo? O que ele significa? Ele é o mesmo para todos? E para os objetos?

Os corpos podem se mover livremente nas três dimensões geométricas, a menos que exista algum impedimento físico (ex: elétrons numa garrafa (armadilha) magnética, ou, para usar um exemplo mais do dia a dia: pessoas em um ônibus (ou trem) super hiper extra lotado). Mas todos estamos obrigados a seguir em uma única direção em relação ao tempo. Alguns mais lentamente (existem pessoas especialistas em desafiar as expectativas de vida mais otimistas, outro exemplo: corpos orbitando perigosamente perto de um buraco negro "envelhecem" mais lentamente), enquanto outros deixam de existir praticamente ao surgirem (alguns corpos extremamente radioativos).

Nada disso, contudo, responde à questão: o que é o tempo? Ele fui continuamente ou em pequenos saltos quânticos? Existe alguma (remota) possibilidade de se criar um máquina do tempo? O tempo é uma variável "independente" em qualquer problema físico, os eventos ocorrem em uma certa sequência (alguns simultaneamente), mas o tempo vai estar sempre lá como uma sombra.

O sentimento de que "o tempo não para" vem de forma mais aguda com a idade. Quando crianças, o tempo é uma coisa tão importante quanto "tomar cuidado com o sol": não ligamos a mínima. Quando o joelho começa a dizer "estou aqui", o ouvido já não percebe os tons mais agudos, a barriga começa a ganhar um volume indisfarçável, começamos a tomar consciência que o tempo (e uma vida meio desleixada) trazem estragos definitivos.

Para concluir, nem tudo são frutos amargos, o tempo pode trazer alguma sabedoria e muitas alegrias, desde que aprendamos com as lições que a vida e o tempo nos trazem a todo momento. Aos mais veteranos: vídeo do Cazuza - O tempo não para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário