sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E o fim do mundo? Ficou para depois ...

Figura original aqui e aqui.

Creio que até mesmo os mais fanáticos (ou crédulos) precisam concordar que o fim do mundo (ainda) não chegou. Então, temos mais um adiamento para esse fenômeno. Nesse item, o cinema continua sendo pura ficção. A vida continua: torneio de xadrez para jogar (amanhã tem a última etapa do Circuito IFCE) , trabalhos para fazer, contas para pagar, problemas para resolver, notas de alunos para lançar no sistema, Natal, Festa de Ano Novo, ...

Mas ... o mundo vai ter um fim? Bom, a vida na Terra, tal como a conhecemos, terá um fim sim! Só que isso vai demorar um pouco para acontecer. No próximo um bilhão de anos o Sol deve se manter mais ou menos como está e será capaz de sustentar a vida como vem fazendo desde o início. Então, o Sol não é fonte de preocupações "imediatas" (ou você quer se preparar para algo que vai acontecer daqui a um bilhão de anos?).

Uma causa muito mais imediata para o fim do mundo pode ser desencadeada pela queda de algum grande asteróide ou cometa na Terra. Isso já aconteceu no passado e, certamente, vai acontecer novamente. Se esse "futuro" for daqui uns 100 ou 200 anos, deveremos ter tecnologia suficiente para perceber o perigo com antecedência e fazer algo a respeito.

Existem outras possibilidades para o fim do mundo? Sim, exemplos: a explosão de uma estrela próxima em supernova ou uma grande pandemia por aqui mesmo. Mas nenhuma delas foi marcada em nenhum calendário. Então, podemos voltar à nossa rotina normal (para quem tem alguma), pensar nas contas a pagar, nas pendências e ... é, pensando bem, talvez nem seja tão ruim assim esse tal de "fim do mundo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário