terça-feira, 22 de maio de 2012

Ciência no Brasil: Pesquisando Fraudes!


Fonte: um olhar sobre mundo.
 Os cientistas não são seres "seráficos" que pairam acima do bem e do mal, mas pessoas comuns com todas as virtudes e falhas do ser humano que resolveram trabalhar com pesquisa acadêmica ou industrial. As pressões (e os possíveis benefícios) que existem no meio acadêmico ou nas indústrias são um forte estímulo para aqueles que possuem uma ética mais “plástica” inflacionem ou criem resultados, façam autoplágio ou simplesmente se apropriem de trabalhos de outros autores.
Tendo isso em vista, finalmente foi criada no ano passado a “Comissão de Integridade na Atividade Científica” vinculada ao CNPq. A primeira reunião será no próximo mês. Indiretamente, isso é uma conseqüência do aumento na produção científica e tecnológica do Brasil.
As diretrizes para um trabalho científico “íntegro”, pelo menos no sentido ético, podem ser conferidas no site do CNPq aqui. Exemplo: “Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.”

Para ler mais e fonte: Jornal da Ciência.
Dica para esta postagem: professora Fátima Sombra (UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário