segunda-feira, 19 de março de 2012

Literatura - Ficção Científica - "O Fim da Eternidade" e viagens no tempo

Túnel do tempo! Alguém lembra?!

Neste final de semana li "O Fim da Eternidade" (The End of Eternity) de Isaac Asimov. Nessa obra de 1955, Asimov  descreve uma organização que monitora e controla o tempo e o desenvolvimento da humanidade.  Os "eternos" possuem uma sofisticada tecnologia de navegação temporal que usam tanto para ir no futuro distante (100.000 séculos no futuro) quando para realizar furtivas incursões nos tempos primitivos (séculos 20, 21, 22, ...). Os paradoxos temporais são abordados com  inteligência e surgem soluções bem interessantes.

Um "furo" no tecido espaço-tempo ligando dois locais distantes.

Saindo um pouco da ficção, o que de fato existe sobre viagem no tempo hoje? Na verdade,  todos nós somos viajantes do tempo, mas só podemos ir em um sentido e mesmo assim bem lentamente. A resposta para a viagem no tempo está hoje na física quântica acompanhada da teoria da relatividade. Os detalhes não são nada triviais, mas podemos aprender alguma coisa lendo o artigo que saiu recentemente na revista Ciência Hoje (A Mecânica Quântica das Viagens no Tempo - click aqui), do físico Ernesto F. Galvão (lattes aqui).

Fonte:  asimovonline.com 
Isaac Asimov é um dos mais conhecidos escritores de ficção científica do século XX. Ele nasceu em Petrovich, Rússia, 1920. Seus pais migraram para os EUA quando ele era bem pequeno e ele se naturalizou norte-americano em 1928. Morreu na cidade de Nova York em  1992, por falência múltipla de órgãos em decorrência do vírus da AIDS que ele contraiu em uma transfusão de sangue durante uma cirurgia em 1983.
Quando estava com vinte e pouco anos e concluindo um doutorado em bioquímica precisou enfrentar uma séria dúvida: viver como cientista em um laboratório ou como escritor de ficção científica? O sucesso dos primeiros escritos e os pequenos desastres no laboratório o ajudaram a se decidir, embora ele tenha permanecido como professor na Universidade de Boston.

Para saber mais sobre Asimov: asimovonline.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário