quinta-feira, 29 de março de 2012

Justiça e bom senso: não deveriam andar juntos?


As leis humanas quase sempre me causaram e causam espanto. Alguns são risíveis, outras obviedades, outras ainda nasceram para serem solenemente esquecidas. É certo que elas são gestadas por legisladores muitas vezes menos que competentes, em outras ocasiões elas são fabricadas sob encomenda de algum poderoso onde o povo nem sequer é ouvido, e outras leis são ainda tão obscuras que somente um técnico especializado é capaz de interpretá-la. E são muitas as possíveis conclusões.

Mas, talvez, o que causa ainda mais estranheza é a decisão de juízes, supostamente homens íntegros e inteligentes, que pura e simplesmente vão contra o bom senso. A notícia a seguir, sobre o teste do "bafômetro" diz tudo: "Recusa ao teste é livre de punição" (ler aqui). A conclusão da notícia:

"Com a decisão, a tendência é que aumente o volume de condutores de veículos que se recusarão a fazer o teste do bafômetro - o que poderá aumentar o número de vítimas no trânsito. É aguardar os efeitos práticos da medida."


Isso faz sentido para você?

Quem se recusa a fazer o teste, na minha opinião de leigo, pura e simplesmente já se sabe culpado. É necessária outra prova além dessa? A não ser que se esteja suspeitando de má fé por parte dos policiais que estejam trabalhando no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário