domingo, 18 de dezembro de 2011

Voltando a escrever sobre xadrez: último dia do Campeonato Cearense Absoluto e últimas rodadas do 78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.


Hoje, domingo, se encerra o 53º Campeonato Cearense Absoluto de Xadrez que está ocorrendo no no Ponto Shopping em Maracanaú. No momento faltam apenas duas rodadas para ser definido o campeão. Leone Moreno tem uma boa vantagem em relação aos demais jogadores. Ainda estão com chances reais de conseguir o título os atletas Marcius Brandao, Nazareno Xavier e Matheus Cavalcante Ribeiro.
Essa competição usa o formato shuring 310 com 8 participantes. Nesse sistema jogam todos contra todos (somente "ida"), com a vitória valendo 3 pontos, o empate 1 ponto e a derrota zero. O rating médio é de 2102, talvez o de nível mais alto dos últimos anos. Infelizmente, não estão participando dois fortes jogadores que atuam no Ceará: os mestres Fide Iung Pinheiro e Silvio Cunha Pereira. A tabela abaixo mostra a situação atual.

-----------------------------------
O 78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez segue para sua nona rodada. Serão ao todo onze rodadas. O torneio também é disputado no formato shuring, com a pontuação "normal": vitória um ponto, empate meio ponto. A até o momento, o GM Rafael Leitão se mantém invicto (juntamente com os GMs Alexandr Fier e Everaldo Matsuura) e um ponto à frente do seu mais próximo perseguidor. A lenda viva do xadrez nacional, o GM Henrique Mecking, perdeu uma partida para o GM Giovanni Vescovi, mas continua com alguma chance ser campeão. O nordestino (excluíndo-se o GM Rafael) de rating mais alto, o MF Paulo Jatobá (2438) começou muito mal o torneio, mas vem se recuperando e ainda tem possibilidade de alcançar norma de MI. O MF Yago Santiago (2335) está com 50% dos pontos até agora e segue firme para atingir a norma de MI. A tabela abaixo mostra a situação atual.

O encerramento do torneio será na terça, dia 20/dezembro, às 20h no Mezanino do Noumi Plaza Hotel, cidade de Campinas.

Mais informações e partidas:

Links:
chess-results - Cearense.
chess-results - Brasileiro

Para visualizar as partidas do 78º Campeonato Brasileiro de Xadrez:
partidasxadrez.blogspot.com

Página de um dos participantes: Krikor.

Um comentário:

  1. Fotos do campeonato brasileiro:

    http://www.vidaemminiatura.com/2011/12/campeonato-brasileiro-2011.html

    ResponderExcluir