quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Para o pessoal que pensa na sustentabilidade do planeta: noticias verdes!


O site ecosfera, que pode ser lido em português, publica diariamente notícias sobre ecologia, investimentos em energias renováveis e afins. Manchetes mais recentes:

  • Google anuncia investimento de 94 milhões na energia solar
A Google anunciou que investiu 94 milhões de dólares (71,8 milhões de euros) em quatro projectos de energia solar fotovoltaica em Sacramento, na Califórnia. O seu pacote de investimentos em energias “limpas” ascende agora aos 915 milhões de dólares (698 milhões de euros).        
  • Tribunal de Justiça Europeu valida taxa sobre emissões poluentes dos aviões
A regulamentação europeia que força as companhias aéreas a pagar pelas suas emissões de CO2 é mesmo legal, declarou hoje o Tribunal de Justiça Europeu, que se pronunciou em resposta a uma queixa da indústria de aviação norte-americana.
  • Quercus sugere um Natal com pinheiros em vasos e prendas “verdes”
Pinheiros em vasos, bacalhau, prendas sem demasiados embrulhos ou produzidas em Portugal e azevinho artificial para poupar o verdadeiro, que está em vias de extinção, fazem parte das 22 sugestões da Quercus para um Natal mais “verde” e económico.
  • Futura presidência dinamarquesa da UE defende eficiência energética e renováveis
A Europa deve investir na eficiência energética e nas renováveis, afirmaram nesta segunda-feira em Bruxelas os ministros dinamarqueses do Ambiente e da Energia.
  • Mogadouro investe 750 mil euros em sistema de tratamento de águas residuais
A autarquia de Mogadouro vai investir cerca de 750 mil euros na conclusão da rede de tratamento de águas residuais do concelho com a instalação de 17 estações de tratamento (ETAR).
      
  • México fecha um dos maiores aterros sanitários do mundo
A Cidade do México fechou um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Bordo Poniente, que chegou a receber mais de 12.000 toneladas de resíduos por dia.
     
  • Atmosfera produz mercúrio que pode infiltrar-se nos ecossistemas
O que sobe tem tendência a descer. É o caso do mercúrio, um metal altamente venenoso que está constantemente a ser libertado para a atmosfera durante o uso de combustíveis. Cientistas dos EUA descobriram que a camada superior da atmosfera oxida este elemento e deixa-o pronto para voltar a cair na superfície terrestre onde pode entrar na cadeia alimentar.
      
  • Estarreja recolheu mais de 5000 litros de óleos alimentares usados
Os dez oleões instalados nas ruas de Estarreja recolheram um total de 5023 litros de óleos alimentares usados, para reciclagem, desde que há dois anos começou a funcionar o sistema de recolha e valorização daqueles resíduos no município.
      
  • ONU lança Década da Biodiversidade com apelo a maior harmonia com a Natureza
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou neste fim-de-semana o tiro de partida para a Década da Biodiversidade (2011-2020), com um apelo a uma maior harmonia entre as pessoas e a Natureza.
      
  • Cargueiro encalhou em praia da Bretanha e derramou 60 mil litros de fuelóleo
O cargueiro TK Bremen está encalhado desde a sexta-feira passada numa praia da Bretanha e já derramou 60 mil litros de fuelóleo. Durante o fim-de-semana, centenas de bombeiros começaram a limpar o areal.
      
  • Japão declara que central nuclear de Fukushima está finalmente estabilizada
Os reactores da central de Fukushima estão estabilizados, com temperaturas que se mantêm abaixo dos 100º, afastando assim o risco de reacções nucleares, declarou o primeiro-ministro japonês nesta sexta-feira, nove meses depois do acidente.
      
  • Tubarão azul dá prémio mundial a fotógrafo português
Um tubarão azul nas águas dos Açores, junto ao banco submarino “Condor”, deu a Nuno Sá o primeiro prémio da categoria “Grande Angular” do maior concurso mundial de fotografia aquática, o Epson World Shootout Underwater Photo Grand Prix 2011.
                 
  • Brasil pede indemnização de 8,2 mil milhões à Chevron por derrame de petróleo
A companhia petrolífera Chevron deverá pagar 20 mil milhões de reais (8,2 mil milhões de euros) e suspender todas as actividades no Brasil, pelo derrame em Novembro na Bacia de Campos , pediu nesta quarta-feira o Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário