terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sobre a palestra do prof. Claudio Lenz (UFRJ/CERN).

LHC por dentro, fonte: http://www.enciclopedia.com.pt.
 Acabou a pouco a palestra ("conversa") que o prof. Claudio Lenz proferiu para um auditório lotado de estudantes (tanto do ensino técnico quanto dos cursos de graduação) e professores do IFCE. A palestra começou por volta das 17h e 30 minutos, com uma rápida palavra dos professores Moisés de Oliveira Mota, diretor Geral do Campus Fortaleza, do prof. Edson Almeida, coordenador dos cursos técnicos de Telecomunicações e Informática, e do prof. José Wally.
Os assuntos abordados não foram somente sobre ciência e física de partículas, foram mais abrangentes e bem estimulantes, prendendo a atenção do público. O tempo passou e não sentimos, a palestra foi encerrada por volta das 19h e 30 min.
Ao final, houve espaço para várias perguntas vindas de estudantes e professores: sim, neutrinos têm massa, desconhecemos muito sobre o universo (o que é "matéria escura", o que é "energia escura"?), a matriz energética do Brasil precisa incluir mais fontes alternativas de energia, estamos num limiar de uma nova Física, precisamos que empresários invistam mais em pesquisa, de empreendedorismo nas nossas escolas e faculdades, o ensino de ciências nas escolas de nível médio precisa mudar radicalmente, as aulas de laboratórios são fundamentais, não, não é possível construir um mini-buraco negro no LHC (Large Hadron Collider), a quantidade de antimatéia produzida no LHC não é suficiente para impulsionar uma nave estelar, hoje já temos instrumentos capazes de aferir até o décimo quinto algarismo significativo das medidas físicas, as constantes do universo são mesmo constantes?, o bóson de Higgs existe mesmo?, foram alguns dos temas discutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário