quarta-feira, 21 de março de 2018

Matemática: estamos ensinando do jeito certo!? Palestra TED


Eu sempre gostei de matemática, embora só quando estava concluindo o ensino fundamental é que eu tive uma vaga noção do que é matemática de verdade. O fato é que poucos colegas meus gostavam de matemática ou sabiam mais que o minimamente necessário para não serem reprovados na escola. Esse "desprezo" (ou "desespero" em alguns casos) diante da matemática tem alguma justificativa? Na palestra de Conrad Wolfram (irmão mais novo de Stephen Wolfram) temos algumas pistas e algumas sugestões bem interessantes. Vale a pena ver o vídeo (ver figura acima) até o final.

Link: Conrad Wolfram: Ensinando às crianças matemática de verdade com computadores. Uma descrição resumida:

De foguetes ao mercado de ações, muitas das criações mais eletrizantes da humanidade dependem da matemática. Então por que as crianças perdem interesse por ela? Conrad Wolfram diz que a parte da matemática que ensinamos -- o cálculo manual -- não é apenas tedioso, é principalmente irrelevante à matemática real e ao mundo real. Ele apresenta a sua ideia radical: ensinar matemática às crianças através da programação de computadores.

Um comentário:

  1. É o que eu sempre sugeria aos meus professores do ensino médio/graduação: "Professor, dá para fazer isso no computador. Porque a gente não faz uma demonstração gráfica usando o computador? Ajuda mais o pessoal à entender.". Mas, infelizmente, por falta de tempo (e às vezes interesse) nunca dava tempo. Lembrei-me de um caso engraçado. O Sr. sabia que teve um(a) aluno(a) que veio entender o que era convolução no final da disciplina de Sistemas de Comunicação 2 (ministrada pelo Sr.)? Quando eu tava explicando para ela "Densidade Espectral"... Eu fiquei assustado...

    Muito obrigado ao Sr. e a todos os seus colegas que são, também, excelentes professores. Usando ferramentas com plotagem de gráficos (dentre outros recursos) para nos ensinar. Muito obrigado mesmo! :)

    ResponderExcluir