segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Quanto vale a vida humana?

Guernica, uma das obras mais famosas de Pablo Picasso (1881-1973), pintada a óleo em 1937, é uma "declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência" - fonte aqui.

"Quanto vale a vida humana?" ou "quanto vale uma vida humana?" não são perguntas meramente teóricas ou retóricas. Talvez sejam mereçam ser repensadas com mais profundidade. Vivemos em uma época muito superficial, de valores "líquidos", as referências estão nebulosas e mudam ao sabor do vento. Na prática, o dinheiro, poder e riquezas parecem valer muito mais que uma vida humana. E a vida não tem o mesmo valor para todos, alguns podem valer bem pouco. Esse não é um pensamento "abstrato", todos os dias vemos exemplos que, infelizmente, justificam esse pessimismo.

Os exemplos mais recentes:
  • Ontem a noite muitas pessoas foram mortas em Las Vegas sem um motivo aparente. Alguém, até onde se sabe,"normal" (Stephen Paddock, 64 anos), com a situação financeira muito boa atirou contra uma multidão. Conseguiu matar 59 pessoas e deixou mais de 500 feridos (ver aqui).
  • O reitor afastado da UFCS (Luiz Carlos Cancellier) cometeu suicídio (ver aqui), ele não suportou a pressão e a vergonha de ter sido preso e acusado de irregularidades com dinheiro público.
  • A travesti Natália Moura, 45 anos, foi assassinada a tiros no último sábado no bairro Centro de Fortaleza. Já são 12 assassinatos de transexuais no Ceará (ver aqui).
Acho que nunca tantas vidas foram perdidas em tempos de "paz" quanto agora. As pessoas se afastam do que é realmente importante e buscam coisas que as deixam vazias por dentro. O respeito ao outro e à vida diminui. O mundo precisa de mais amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário